Divinópolis está a uma semana sem registro de mortes pela covid-19

Aos pouco a pandemia do coronavirus vai cedendo e a rotina começa a se normalizar em todo o país. O avanço da vacinação foi a grande conquista no combate à pandemia e vidas poderiam ter sido salvas, se a imunização do povo brasileiro tivesse começado mais cedo. Entretanto, a negligência do governo federal, comprovada pela CPI do Senado, travou a aquisição de vacinas, atrasando o início da imunização.

19/01/2021A técnica em enfermagem Fernanda Cândida, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 em Divinópolis (Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD)

Em Divinópolis a vacinação começou no dia 19 de janeiro desse ano e a técnica em enfermagem Fernanda Cândida da Costa, 34 anos, foi escolhida para receber a primeira dose do imunizante na cidade. Até janeiro, quando a vacinação foi iniciada, Divinópolis já havia contabilizado 146 mortes pela covid-19. De fevereiro até hoje, 21 de outubro, foram mais 530 óbitos, totalizando 649 vidas perdidas na cidade desde o início da pandemia. A primeira morte por covid-19 na cidade foi confirmada em abril do ano passado e o mês com o maior número de óbitos aconteceu exatamente um ano depois. No mês de abril desse ano foram 123 óbitos na cidade.

Com a vacinação avançando e atingindo mais divinopolitanos, o número de mortes começou a cair e em setembro desse ano, foram registradas apenas 32 mortes. Já esse mês, transcorridos 21 dias, foram registradas até agora 13 óbitos. A cidade está a uma semana sem registrar mortes pela covid-19. Os últimos óbitos pela covid-19 foram registrados no último dia 14, quando a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou o falecimento de três pessoas.  Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20) pela Semusa, são 649 óbitos pelo coronavirus em Divinópolis, sendo 346 homens e 303 mulheres. Desde o início da pandemia, já foram notificados 104.077 casos, dos quais 21.540 foram confirmados.

Além da queda do número de mortes, a vacinação também trouxe um alívio para o sistema de saúde da cidade. Segundo a Semusa, a taxa de ocupação de leitos nas unidades de terapia intensiva exclusivas para a covid-19, está 14,8%, com apenas 12 pessoas internada em toda a rede de saúde da cidade. Nas enfermarias para covid, são 32 pacientes, com ocupação de 28,87%.

SINTRAM

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, disse que a marca de uma semana sem mortes, além da queda no número de óbitos e o desafogo na rede hospitalar, trazem esperança de que a pandemia está sendo controlada. A presidente disse, ainda, que é preciso valorizar a ciência, que agiu rápido na busca da vacina e, principalmente, segundo Luciana Santos, é hora de reconhecer que sem os servidores públicos nada disso teria sido possível.

“Precisamos agradecer a Deus que iluminou os nossos cientistas na busca da vacina, que nos possibilitou avançar no controle da doença, mas precisamos nesse momento, reafirmar que sem os servidores públicos isso não seria possível. Especialmente os servidores municipais, que desdobraram suas atividades, que deixaram famílias, que passaram noites em claro, lutando como leões na linha de frente para salvar vidas. E graças a Deus, quantas vidas foram poupadas graças a esses profissionais que bravamente lutaram e continuam lutando contra um inimigo poderoso, que ataca traiçoeiramente e que é letal, se não houver profissionais competentes e dedicados para combatê-lo. Nossos servidores municipais não colocaram suas vidas em risco para se transformar em celebridades. Trabalharam anonimamente, dia após dia, noite após noite, salvando vidas e amparando famílias inteiras. O trabalho foi feito por amor à profissão, por amor ao próximo e porque são extremamente profissionais e competentes”, declarou Luciana Santos.

A presidente do Sintram lembrou, ainda, que são os servidores municipais que estão na linha de frente da vacinação. “É necessário reforçar que são também os servidores municipais os responsáveis pela vacinação. Portanto, é preciso reafirmar que os nossos servidores, independente dos governos que nem sempre reconhecem sua importância para a máquina pública, são os grandes heróis para que possamos muito brevemente retomar o mínimo da normalidade. Quero aproveitar o ensejo e agradecer aos servidores de todas as cidades de nossa base e dizer que eles nos encheram de orgulho e nos deram muito mais motivos para continuarmos sempre trabalhando em defesa dos direitos de cada um. Obrigado a todos”, finalizou Luciana Santos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto:
19/01/2021: A técnica em enfermagem Fernanda Cândida da Costa foi a primeira pessoa de Divinópolis a ser vacinada contra a covid-19 (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)