Divinópolis chega a 80 mortes pela Covid-19 e se aproxima de 21 mil notificações; Semusa desmente vacinação

Compartilhe essa reportagem:

O último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde trouxe números preocupantes com relação à curva de crescimento da  covid-19 em Divinópolis. De acordo com o boletim, Divinópolis chegou a 20.743 notificações, com 2.759 casos já confirmados. Com uma nova morte registrada ontem a cidade agora contabiliza 80 óbitos provocados pela covid-19. Entre os casos notificados são 11.205 mulheres e 9.538 homens. A faixa etária mais afetada é a de 20 a 39 anos, com 10.389 notificações.

No setor de enfermaria estão internados 56 pacientes, enquanto em unidade de terapia intensiva são 35 internações.

VACINAÇÃO

Em nota distribuída à imprensa na última sexta-feira (4) a Semusa desmentiu oficialmente informações divulgadas pela internet, dando conta de que Divinópolis deveria iniciar a vacinação contra covid-19 em março de 2021. “A Prefeitura de Divinópolis informa que, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, não houve nenhuma reunião para tratar assuntos relacionados ao processo de vacinação para o covid-19. O Município acompanha atento o desenrolar das tratativas estabelecidas em nível nacional sobre o assunto junto à Anvisa e reforça a necessidade de que as pessoas mantenham os cuidados como forma de se prevenir, principalmente o uso de máscara e higienização com álcool gel”, diz a nota na íntegra.

DECRETO

A Prefeitura de Divinópolis publicou na segunda-feira (7) o decreto 14.052 que promove alterações nos serviços em funcionamento seguindo as indicações previstas pelo Plano Estadual “Minas Consciente”, revogando deliberações de decretos anteriores. A volta do município para a classificação da “Onda Amarela” exigiu reduzir a flexibilização da economia.

Segundo o decreto, os bares e restaurantes podem continuar funcionando até a 1h, porém as atividades de lazer e entretenimento dentro do estabelecimento, como música ao vivo, por exemplo, estão proibidas. O decreto também proíbe a realização de reuniões, eventos sociais e comerciais com público superior a 30 pessoas. As determinações vigoram até durar o enquadramento da Onda Amarela de Divinópolis. O horário do comércio será flexibilizado seguindo as convenções trabalhistas do setor.

NOVAS MEDIDAS

Segundo a Semusa, o Comitê Municipal vai monitorar a situação nos próximos dias e caso os números não sejam reduzidos, já estuda novas determinações, como por exemplo, a suspensão da venda de bebidas alcoólicas nos bares.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: