Diretoria do Sintram presta homenagem aos enfermeiros na data internacional dedicada à categoria

 

O mundo comemora hoje o Dia Internacional da Enfermagem, data dedicada a homenagear e lembrar a grandiosa contribuição que esses profissionais prestam a toda sociedade. Em Divinópolis, a rede municipal de saúde disponibiliza hoje 531 profissionais da enfermagem. Eles estão lotados nos principais pontos de atendimento imediato ao cidadão divinopolitano e atuam, principalmente, junto às famílias, prestando um serviço de inigualável importância.

Em nome da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), a presidente Luciana Santos afirma que esses profissionais deveriam ser homenageados todos os dias. “Quem acompanha de perto a labuta desses profissionais, sua dedicação, seu amor ao próximo, sabe a importância que representam para todos nós. São pessoas corajosas, que nos confortam com o amor que dedicam para cuidar de tantas vidas. O Sintram, que representa mais de mil profissionais da enfermagem em todas as cidades de nossa base, só tem a agradecer a todos e lembrar que nossa diretoria está atenta para defender os direitos desses trabalhadores indispensáveis na vida de todos”, afirma Luciana Santos.

A presidente o Sintram faz questão de lembrar a atuação dos enfermeiros na linha de frente de combate ao coronavirus. “É sempre importante lembrar a atuação heróica desses profissionais na linha de frente no combate ao coronavirus, colocando suas vidas em risco para salvar tanta gente desse vírus mortal. Muitos se foram, vítimas da doença, mas mesmo assim, a classe se manteve firme na linha de frente. Infelizmente, a classe ainda não tem o reconhecimento da altura que merece, mas tem o grande respeito de todos nós. Só temos a agradecer. Já a diretoria do Sintram, devidamente qualificada para defender a categoria, estará sempre atenta e pronta para garantir os direitos da classe”, finalizou a presidente.

A boa notícia para a categoria foi a aprovação do piso salarial nacional, que ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. A partir a sanção presidencial, o salário inicial da categoria será de R$ 4.750.

O Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) divulgou uma nota para comemorar a data. Veja a nota na íntegra:

A comemoração do dia 12 de maio, Dia Mundial do Enfermeiro, é diferente neste ano de 2022. Pela primeira vez na história, os profissionais têm a sinalização da valorização real, especialmente, após a aprovação do PL 2.564/2020 [piso a enfermagem].

Enfermeiro, é claro que é preciso celebrar o ineditismo do momento. Porém, não se deve esquecer de continuar se posicionando, com firmeza, para todas as conquistas que são merecidas.

A enfermagem é um mundo de dedicação por um planeta saudável. E, que esse universo de agraciados pelos cuidados diários dos nossos profissionais saiba retribuir!

O Coren-MG agradece aos enfermeiros por todo o esforço e amor na certeza de que a melhor forma de demonstrar reconhecimento é estar ativo em todas as causas, como estamos e sempre estaremos!”

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

Foto: Enfermeiros de Divinópolis na linha de frente da vacinação contra a covid-19 no ano passado (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)