Diretoria do Sintram cobra do prefeito regularização do pagamento dos servidores

O primeiro contato da nova diretoria do Sintram com administração do prefeito Galileu Machado (MDB) foi nesta quinta-feira (11). Na oportunidade, os líderes sindicais cobraram respostas do governo sobre a regularização dos pagamentos do funcionalismo, já que desde o ano passado a categoria vem sofrendo vários transtornos devido aos parcelamentos e a falta de previsão de quitação.

Foi afirmado pelo governo que a previsão é quitar a folha de dezembro até o dia 18/01 e o 13º salário no mês de janeiro. Justificou novamente que essa situação de atraso foi devido à retenção dos repasses pelo governo Pimentel, mas que o atual governador Romeu Zema firmou o compromisso com o município de regularizar a situação.

Foi também questionado pelo Sintram o andamento do concurso público e a convocação dos aprovados. A secretária de administração, Raquel Oliveira, que acompanhou o prefeito na reunião, afirmou que a homologação será feita no próximo dia 21 de janeiro e a previsão é convocar de imediato os aprovados na área da saúde e educação, em substituição aos contratos temporários.

No encontro, a diretoria relatou também a preocupação da categoria já que o número de aposentadorias aumenta ano a ano somado a extinção do cargo de auxiliar de serviços que precisa ser discutida, visando o futuro financeiro das aposentadorias do Diviprev. Segundo a administração, a expectativa é convocar inclusive mais aprovados do que o previsto dentro do edital, nas áreas de maior demanda do município que é a saúde e a educação.

Ao apresentar a nova diretoria, presidente reeleita, Luciana Santos, destacou a importância do diálogo com a administração e frisou que os novos gestores desejam que esse canal seja mantido na busca de sanar anseios e os problemas que afetam o dia a dia do trabalhador. “Manter o diálogo é fundamental na luta sindical. O Sintram busca a valorização de nossos trabalhadores municipais, que são quem movem a máquina pública, e lutamos justamente por aquilo que é direito, além de melhores condições de trabalho sempre. Esperamos manter esse canal de diálogo e avançar em questões que são de interesse de nossos servidores, lembrando sempre que estamos a postos para as mobilizações e luta necessária para cumprirmos a confiança a nós depositada pela categoria”, frisou.