Deputado Cleitinho Azevedo exige revisão salarial para servidores estaduais e ignora o direito dos servidores de Divinópolis

O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) integra o grupo de parlamentares de Minas Gerais que estão pressionando o governo do Estado a pagar a revisão salarial aos servidores públicos estaduais lotados nas forças de segurança. Um acordo fechado entre o governo do Estado e a classe em 2019, previa o pagamento da recomposição em três etapas, sendo a primeira de 13%, já paga, mais 12% previsto para este mês e outros 12% para setembro de 2022.

Esse acerto estava previsto no Projeto de Lei (PL) 1.451/20, que, durante a tramitação, recebeu uma emenda que estendia o benefício a todos os servidores do Estado. Alegando inconstitucionalidade, o governador Romeu Zema vetou o benefício geral e pagou apenas a primeira parcela.

Os deputados querem que seja enviado novo projeto à Assembleia prevendo o pagamento das parcelas restantes. Entre esses deputados que defendem a recomposição salarial para as forças de segurança está Cleitinho Azevedo, único representante de Divinópolis na Assembleia Legislativa.

VÍDEO

Na última sexta-feira (24), Cleitinho Azevedo reforçou sua defesa pela recomposição dos salários dos servidores das forças de segurança do Estado. Ele postou um vídeo em suas redes sociais fazendo um apelo ao governador Romeu Zema para que o acordo seja cumprido e a revisão seja paga aos servidores. No vídeo, o deputado discursa em um evento com a presença de policiais militares e de políticos próximos ao governador. “Nós aprovamos a revisão na Assembleia, infelizmente o governador vetou, mas era outro momento. Agora o Estado consegue pagar. Isso não é aumento, isso não é benefício para a Polícia Militar”, cravou o deputado durante o discurso. Veja o vídeo:

 

SINTRAM

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, cobra coerência no discurso do deputado e disse que o mínimo a ser feito é o deputado vir a público da mesma forma e cobrar o seu irmão prefeito, Gleidson Azevedo, o cumprimento da lei. “Assim como a Polícia Militar está aguardando essa correção justa e de direito, nós, também servidores de Divinópolis, estamos lutando desde o início do ano para que o direito a revisão salarial seja respeitado e que a lei do gatilho seja cumprida. Como o deputado frisou no vídeo agora é outro momento, a receita do Estado aumentou e em Divinópolis não é diferente, já provamos isso, há folga em caixa para nossa revisão, falta vontade da administração em cumprir a lei. Pedimos ao deputado que assim como ele cobra do governador Zema, que ele cobre também o seu irmão prefeito, Gleidson Azevedo. Até hoje o deputado  Cleitinho simplesmente ignorou a reivindicação de cinco mil trabalhadores de sua cidade natal. Gostaríamos muito que o deputado se manifestasse sobre o que acontece em sua cidade, onde ele conseguiu emplacar o seu irmão como prefeito. Somos todos servidores, ou será que só em Divinópolis que a Lei 173/2020 impede a revisão salarial para o funcionalismo?”, criticou Luciana Santos.

Para o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, a posição do deputado Cleitinho Azevedo comprova que a recomposição de salários é absolutamente legal. “Ao cobrar a revisão para os servidores do Estado, o deputado ratifica aquilo que estamos afirmando faz tempo. A recomposição de salários não fere nenhuma legislação federal. O prefeito, irmão do deputado, está usando esse discurso da ilegalidade para justificar sua desobediência à Constituição e a legislação municipal. Se o deputado defende a revisão para servidores do Estado, certamente  não há ilegalidades, pois o que se espera de um deputado é, no mínimo, conhecimento das leis”, afirma o vice-presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram