Decreto autoriza ganho real para servidores municipais de Carmo do Cajuru em 2020

No início de dezembro do ano passado, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realizou assembleia geral para lançamento da campanha salarial 2020 dos servidores municipais de Carmo do Cajuru. Na ocasião foi eleita uma Comissão composta por três servidores para acompanhar as negociações do sindicato junto ao Executivo. A categoria decidiu reivindicar a revisão salarial com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses, tendo como indexador o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE.

Até novembro, último INPC fechado pelo IBGE, índice acumulado em 2019 atingiu a 3,22%. O INPC de dezembro ainda não foi fechado pelo Instituto. Além da reposição das perdas salariais, que é obrigatória conforme estabelece a Constituição Federal, os servidores também reivindicam ganho real, além da revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).

GANHO REAL

No ano passado, o prefeito Edson Vilela só concedeu a revisão salarial dos servidores a partir de agosto e isso só ocorreu após paralisação de um dia organizada em junho pelo Sintram. Para evitar que a continuidade do movimento paredista, o prefeito, que até então se mantinha irredutível, acabou o pedido do Sintram e concedeu revisão de 3,86% para toda a categoria.

Para 2020, o prefeito já autorizou ganho real nos salários que já está em vigor desde o dia 1º de desse mês e já vai constar da próxima folha e pagamento. Pelo decreto 2.743, assinado no dia 18 de dezembro do ano passado, o município está autorizado a conceder “ganho real sobre os vencimentos de todos os servidores públicos ativos e inativos com paridade”. O decreto autoriza a concessão de ganho real de 2,4% para todos os servidores municipais, incluindo os funcionários da Câmara Municipal.

O decreto assinado pelo prefeito Edson Vilela, estabelece com clareza que o índice se refere ao ganho real, ficando ainda o Executivo na obrigação de conceder a reposição da inflação, que deverá ficar em torno de 3,9%.

Como os servidores da cidade estão em campanha salarial, apesar de o índice de 2,4% estabelecido como ganho real pelo decreto e já estar na próxima folha de pagamento, os servidores municipais ainda precisam se manifestar se concordam com o percentual estabelecido pelo Executivo. Além disso, ainda há outros itens na pauta de reivindicações que serão negociados pelo sindicato e pela comissão representativa dos servidores.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram