Creest convoca eleições da Cipa em Divinópolis

As datas das eleições para a nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Divinópolis já foram definidas e nesta segunda-feira começou a contar o prazo para convocação dos servidores interessados em disputar uma cadeira. O prazo de convocação vai até o próximo dia 26.

Responsável pela organização do pleito, o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Creest) está se preparando desde julho para realizar a votação e tentar atrair candidatos. “No ano passado não houve eleição dos representantes dos servidores porque não houve candidatos”, conta o técnico de segurança no trabalho do Creest, Ciro Máximo. Segundo ele, ao contrário de todas as outras comissões internas da Prefeitura cujos membros recebem incentivos financeiros, os integrantes da Cipa não têm nenhum tipo de compensação. “Muitas vezes eles gastam do próprio bolso para desempenhar as atividades”, revelou Ciro Máximo em entrevista concedida em julho à Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram).

De acordo com o Edital d convocação das eleições publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial dos Municípios “a chapa será composta por oito membros representantes dos servidores, sendo os quatro primeiros mais votados os titulares e os outros quatro suplentes, e os representantes dos servidores indicarão o vice-presidente da Comissão. O Executivo indicará oito membros, sendo quatro titulares e quatro suplentes e indicará o Presidente da Comissão.

O processo de votação será realizado no período de 2 de setembro a 4 de outubro no horário de 7h às 18h.

Embora haja um desestímulo dos servidores em participar da Comissão, a Cipa é uma exigência federal. O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, diz que é muito importante a participação do servidor nesse pleito. “A Cipa é fundamental para garantir a segurança dos nossos trabalhadores em serviço e pode ter uma participação efetiva nas garantias de que a legislação trabalhista seja cumprida. Por isso, aquele servidor que já tem a vocação para essa área, é uma excelente oportunidade de dar sua contribuição para o bem coletivo da categoria”, analisou.