Covid – 19: Sintram questiona secretário de Desenvolvimento Social a respeito do não afastamento de servidores

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, recebeu nesta semana reclamações de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social da  Prefeitura de Divinópolis , que tem a frente o secretário Juliano Prado. A denúncia era que o secretário não estava observando o Decreto de Enfrentamento ao Covid-19, que estabeleceu férias coletivas ou trabalho remoto para os setores da Prefeitura, que não prestam serviços essenciais.  O relato era que o secretário tinha estabelecido revezamento de servidores, em locais que não teria  essa necessidade, neste momento de pandemia.

De acordo com o vice-presidente Wellington Silva foi feito contato com o secretário para averiguar essa questão que estaria em desacordo com o decreto e solicitar o a atenção e cuidado com preservação da saúde dos trabalhadores, evitando a exposição, neste momento, em que a recomendação é que os servidores, que não executam serviço de natureza essencial, fiquem em casa. “A forma de escalonamento de trabalho não está previsto para serviços de natureza não essenciais. O decreto dá duas modalidades para esses setores: trabalho remoto ou férias coletivas. Neste sentido, entramos em contato com o secretário Juliano para verificar essa questão e ele disse que entraria em contato com a Central de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura para dar condições aos trabalhadores de fazerem o trabalho remoto, conforme dita o decreto “, explicou Wellington Silva.

O vice-presidente solicitou também ao secretário o fornecimento de máscaras e álcool gel para os trabalhadores, que estão trabalhando no Centro de Referência de Assistência Social – Cras. “O sindicato está vigilante e atuando para garantir que todas as denúncias que chegam a diretoria sejam corrigidas pelo secretariado. E alertamos aos servidores que tragam os problemas e sofrimentos ao sindicato, pois nossa função como diretores  é justamente  buscar a garantia  do direito do servidor e diante dessa pandemia do novo coronavirus, nossa luta é para manter a saúde de todos os servidores municipais”, finalizou.