COVID-19: Servidores do grupo de risco estão sendo autorizados a retornar ao trabalho mesmo com aumento da contaminação em Carmo do Cajuru

Trabalhadores têm atestado médico da rede particular que  pede afastamento até superação da pandemia, mas médico do trabalho do município está autorizando retorno

A diretoria do Sintram recebeu mais uma denúncia grave que expõe a saúde e vida dos servidores públicos municipais nesta situação de pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus). O relato é de servidores da Prefeitura de Carmo do Cajuru, que são do grupo de risco à doença, e têm atestado médico da rede particular que pede o afastamento das atividades até a superação da pandemia. No entanto, o pedido de afastamento não está sendo seguido pelo médico do trabalho do município, que está autorizando o retorno desses trabalhadores, recomendando que exercem as atividades, em locais com menos aglomeração e risco de contágio. No entanto, a autorização do retorno desses servidores, mesmo em locais com menos aglomeração, vem em um momento crítico na cidade, com aumento considerável dos casos de contaminação.

Desde o início da pandemia no Centro Oeste de Minas Gerais, a diretoria do Sintram vem atuando de forma ferrenha para defender a saúde dos servidores municipais. Neste sentido, o sindicato oficiou as 36 cidades da sua base de representação, inclusive Carmo do Cajuru,  citando a Nota Técnica Conjunta nº02/2020, emitida em data  de 13 de março,  pelo Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Geral do Trabalho, pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho – CODEMAT e pela Coordenadoria Nacional de Combate às irregularidades trabalhistas na Administração Pública – CONAP, pedindo aos prefeitos providências para preservação a saúde dos servidores como:  afastamento de todos os servidores do grupo de risco à doença (gestantes,   servidores com 60 anos ou mais; imunocomprometidos, em tratamento oncológico, etc); fornecimento de lavatórios com água e sabão, sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade); flexibilidade de jornada aos demais trabalhadores não pertencentes ao grupo de risco (jornada reduzida, rodízio de funcionários, teletrabalho); e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – Epis a todos os servidores.

Providências

De acordo com o secretário geral do Sintram, Demetrio Bento, que coordena o trabalho do sindicato em Carmo do Cajuru,  já estão  sendo tomando todas as medidas para garantir a saúde e segurança desses servidores do grupo de risco ao Covid-19, de modo que fiquem afastados do trabalho até a superação da pandemia.

Neste sentido foi protocolado ontem (21/05) ofício ao prefeito da cidade, Edson Vilela, reforçando mais uma vez o pedido do sindicato de afastamento de todos os servidores do grupo de risco, considerando o aumento dos casos de contaminação na cidade.  “O município está vivendo um momento crítico com o aumento do número de casos da doença e esses servidores mesmo com atestado médico da rede particular que pede o afastamento das atividades, estão sendo autorizados pelo médico do trabalho da Prefeitura o retorno às atividades. O médico do trabalho recomenda distanciamento no local de trabalho, no entanto, sabemos que esses servidores, de todo modo estão sendo expostos à contaminação, já que eles tem que se deslocar de casa ao trabalho, além de circulação de pessoas no local, que não sabemos se estão contaminadas ou não”, alertou.

Justiça

Além disso, o secretario ressalta que o sindicato irá ajuizar nos próximos dias ação com pedido liminar para que a Prefeitura de Carmo do Cajuru mantenha esses servidores do grupo de risco afastados até a superação da pandemia.  Demetrio afirma ainda que o sindicato orienta aos servidores do grupo de risco que foram liberados para o trabalho, que apresentem requerimento à gestão municipal contestando essa decisão, que expõe a saúde dos mesmos. “A recomendação é que esses trabalhadores entrem com o recurso na Prefeitura questionando essa determinação de retorno as atividades, até que tenhamos o posicionamento da Justiça”, orientou o secretário.