O retorno das aulas presenciais em Divinópolis ocorrido na primeira semana desse mês, de acordo com a Prefeitura, foi liberado diante dos indicadores que apontaram desaceleração no ritmo de contágio e de mortes pela covid-19. Houve, ainda, a posição do Comitê Estadual de Enfrentamento ao coronavirus que deu sinal verde para o retorno das aulas presenciais em praticamente todo o Estado.
Menos de um mês após a adoção da medida, 10 escolas da cidade tiveram que suspender total ou parcialmente as aulas, em razão do registro de covid-19 entre alunos e professores. A informação foi publicada inicialmente pelos portais G1 e Divinews e confirmada pelo Portal do Sintram. As informações disponíveis até agora indicam que seis escolas municipais, três estaduais e uma da rede privada já registraram casos de contágio.
As escolas municipais atingidas são Bom Pastor, Adolfo Machado, João Severino Azevedo, Sidney José de Oliveira, São Geraldo e Cemei Nossa Senhora das Graças. Do Estado, as escolas afetadas são Antônio Gonçalves de Matos, Ilídio da Costa Pereira e Sagrado Coração. Já na rede privada foi confirmado contágio no Cecri.
Em todas essas escolas as aulas foram suspensas, em sua maioria parcialmente. Nas escolas estaduais Sagrado Coração, Antônio Gonçalves de Matos e Ilídio da Costa Pereira e na Escola Municipal Bom Pastor as aulas foram totalmente suspensas.
A Prefeitura de Divinópolis e a Superintendência Regional de Ensino ainda não se manifestaram oficialmente. Ainda não se sabe de forma oficial o número de pessoas que testaram positivo para a covid-19 nestes estabelecimentos de ensino.
ONDA VERDE
As aulas presenciais em Divinópolis foram retomadas no dia 4 de agosto. No dia 2 de agosto a cidade voltou para a onda verde do Plano Minas Consciente, que permite todas as atividades mediante protocolos sanitários. Do dia 2 até esta segunda-feira (24), portanto em um prazo de 22 dias, foram notificados 4.996 casos em todo o município, aumento de 5,59%. No mesmo período, foram 1.114 novos casos confirmados, aumento de 6,02%. Já o número de mortos, com 23 óbitos no período subiu de 571 para 594, aumento 4,092%.
KIT PROTEÇÃO
A Prefeitura informou que no último dia 16 foram entregues kits com itens de uso individual de proteção à Covid-19 em todas as 52 unidades escolares da rede municipal de ensino. “Os kits fazem parte das estratégias preventivas para o retorno seguro às aulas e foram adquiridos em parceria com a Semusa, através do Programa Saúde na Escola (PSE). Os mais de 12.300 alunos da rede municipal já estão recebendo os kits que contém um frasco para álcool 70% e uma garrafinha de água”, informou a Prefeitura em nota oficial.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD