Coronavírus: Vice-presidente elogia prefeito de Carmo do Cajuru pela concessão de férias coletivas aos servidores

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, elogiou a medida tomada pelo prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, que concedeu férias coletivas aos servidores não ligados aos serviços essenciais do município, devido à pandemia do Coronavírus. As férias terão início nesta segunda-feira(23) e se estendem até o dia 06 de abril, sendo que poderão ser prorrogadas conforme  a necessidade.

De acordo com a portaria, assinada na última sexta-feira (20), são considerados serviços essenciais : saúde, coleta de lixo, abastecimento de água e tarefas administrativas que tem prazos legais específicos e procedimentos de execução.

O vice-presidente Wellington Silva disse que a atitude do Prefeito de Carmo do Cajuru deveria ser seguida pelas demais prefeituras da base de representação do Sintram, como forma de proteção a saúde dos servidores . “Estamos vendo que o comércio está fechado, ficando aberto somente setores essenciais. O sindicato entende que  na administração pública deve ser feita a mesma coisa, os prefeitos devem afastar todos os servidores que não estão ligados aos serviços essenciais neste momento de proliferação do vírus, no sentido de preservar a saúde dos trabalhadores, evitando as aglomerações. Parabenizamos a atitude do prefeito de Carmo do Cajuru que agiu de forma correta, que sirva de exemplo para outras prefeituras “, disse.

Portaria que concede férias coletivas aos servidores de Carmo do Cajuru ligados a serviços não essenciais

Ofício
A diretoria do Sintram  iniciou na ultima quinta-feira(19/03) o envio de ofícios a todas as cidades da sua base de representação no Centro-Oeste, pedindo esclarecimentos quanto as medidas que estão sendo adotadas pelas gestões municipais para preservação da saúde e segurança dos servidores, diante da Pandemia do Covid-19. No ofício, a diretoria cita que diante da pandemia que já atinge  municípios do Centro-Oeste são necessárias medidas urgentes para proteger os servidores e traz as recomendações emitidas em Nota Técnica  Conjunta nº 02/2020 do Ministério Publico do Trabalho e outras instituições de defesa do trabalhador brasileiro.

Dentre as medidas, o sindicato pede o afastamento dos trabalhadores com idade de 60 anos ou mais, os portadores de doenças crônicas, os imunocomprometidos e as gestantes. Além do afastamento deste grupo de trabalhadores mais vulneráveis ao Covid-19, o Sintram, de acordo com a Nota técnica conjunta nº 02/2020 – PGT/CODEMAT/CONAP, solicita ao gestor municipal:  1) fornecimento de lavatórios com água e sabão, sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade) a todos os servidores, em seus locais de trabalho;  2) que o gestor verifique a possibilidade de estabelecer política de flexibilidade de jornada aos demais trabalhadores não pertencentes ao grupo de risco (jornada reduzida, rodízio de funcionários, teletrabalho), no sentido de reduzir as aglomerações nos locais de trabalho, que favorece o contagio da doença.