(Fotos: Agência Senado)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado nas eleições das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Refugiado nos Estados Unidos desde que perdeu as eleições para o presidente Lula, Bolsonaro enviou a ex-primeira dama Michele Bolsonaro que seria seu principal cabo eleitoral na disputa das eleições das duas Mesas Diretoras.
Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que recebeu o apoio do presidente Lula do PT, foi reeleito com folga, obtendo 464 votos. Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações. Ele obteve a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara, considerados os registros dos últimos 50 anos.
SENADO
No Senado Federal a disputa foi mais acirrada. O senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD) venceu o candidato de Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN) por por 49 a 32 votos. O senador por Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos) votou no bolsonarista Rogério Marinho.
O resultado das duas eleições enfraquece a influência de Bolsonaro no Congresso Nacional. Lira e Pachedo estão alinhados ao presidente Lula e em seus discursros, ambos defenderam a democracia e a união em favor do país.
POSSE
Na Câmara, Domingos Sávio tomou posse para seu quarto mandato como deputado federal e, no Senado, o divinopolitano Cleitinho Azevedo foi empossado nesta quarta-feira.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram