CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: a luta financiada por todos os servidores para garantia de direitos

A reforma trabalhista em vigor desde o dia 11 de novembro de 2017 trouxe retrocessos e insegurança imensa aos trabalhadores. Junto ao pacote de maldades previstos na Reforma foi noticiada pelos principais veículos de comunicação a “extinção” da Contribuição Sindical como um “ganho” para a classe trabalhadora. Na verdade, dentro do texto da reforma trabalhista, Lei 13.467/2017,  a Contribuição Sindical não deixou de existir, mas passou a ser opcional, necessitando de autorização prévia do trabalhador.

Mas o que está por trás dessa extinção do recolhimento obrigatório? Exatamente o enfraquecimento do próprio trabalhador.  Neste cenário é preciso que os trabalhadores tenham consciência e se unam na valorização e fortalecimento de seus sindicatos, estando perto do corpo diretivo das instituições, lutando juntos pela garantia de direitos e melhorias nas condições de vida e trabalho.

O Sindicato sozinho não consegue lutar pelos seus trabalhadores e a luta trabalhista sem recursos financeiros não consegue avançar.  Por isso é tão importante que todos os trabalhadores autorizem o desconto da Contribuição Sindical, que refere a apenas um dia de trabalho, recolhido no mês de março de cada ano.

Os servidores públicos municipais, que são da base de representação do Sintram, poderão preencher a ficha, que está disponível no site do sindicato, entregando a autorização para desconto pessoalmente ou endereçar via Correios (Av. Getúlio Vargas, 21, Centro, Divinópolis, CEP: 35500-024).

DEFESA DOS DIREITOS

A importância do sindicato está presente em toda vida laboral do servidor. Em uma negociação coletiva, por exemplo, todos os ganhos que o sindicato conquista para seus representados (índice econômico de revisão anual dos salários, ganho real, piso salarial, planos de carreiras, entre outros avanços) não contemplam apenas os associados do sindicato, mas todos os trabalhadores municipais de determinada cidade.  Neste sentido, a Contribuição Sindical é que dá subsídios financeiros para bancar essa negociação, para convocar e mobilizar toda categoria, manter greves, promover qualificações, suporte e orientação aos trabalhadores sejam filiados ou não.

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, faz o convite para que os servidores autorizem a contribuição sindical 2020 em favor do Sintram. “Essa nova diretoria tem vários projetos de melhoria para os servidores e para uma nova estrutura do sindicato, mas para isso precisamos que o trabalhador seja consciente e valorize o Sintram. E isso se faz com dois pilares: união e participação. A união é que o servidor não fique apenas querendo receber informações do que acontece nas assembleias, manifestações, mas que ele esteja conosco lutando por seu direito. A segundo é a  participação, ou seja ser parte é estar presente e contribuir, então que possamos autorizar esse desconto para que a cada dia a nossa prestação de serviços e luta avance na defesa de nossos direitos”, destacou.

Clique aqui para baixar a ficha de autorização do desconto da Contribuição Sindical. Após preencher entregue na sede do Sintram ou envie via Correios, para a sede do sindicato.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram