Conselheiros do Diviprev participam de curso para preparação de gestores dos regimes próprios de Previdência

Os 11 integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Divinópolis (Diviprev) participam nesta segunda-feira (8) do Curso Preparatório para Prestação do Exame de Certificação dos Gestores dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O curso, que vai até amanhã, acontece na sede do Diviprev e está sendo ministrado pelo consultor Ronaldo de Oliveira, da empresa LDB Consultoria Financeira. A consultoria tem um contrato de prestação de serviços junto ao Diviprev, assinado em dezembro do ano passado, com vigência até 26 de dezembro desse ano, no valor de R$ 57 mil. O curso faz parte das 12 consultorias previstas no contrato que a empresa deve prestar ao Diviprev no período de um ano.

A certificação de gestores de RRPS foi instituída pela Resolução 3.506 do Conselho Monetário Nacional, de 26 de outubro de 2007, e complementada pela Portaria 155 do Ministério da Previdência, de 15 de maio de 2008. De acordo com o Ministério da Previdência, dois mil institutos de Regimes Próprios de Previdência Social deverão passar pela certificação.

A certificação é necessária, uma vez que os gestores deverão comprovar a elaboração da política de investimentos dos recursos dos institutos, mediante o envio à Secretaria de Políticas de Previdência Social – SPS, do demonstrativo da política de investimentos. Pelas regras em vigor, A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão comprovar junto à Secretaria de Previdência que o responsável pela gestão dos recursos dos seus regimes próprios tenha sido aprovado em exame de certificação organizado por entidade autônoma de reconhecida capacidade técnica e difusão no mercado brasileiro de capitais.

Participam do curso preparatório os conselheiros Anderson César de Oliveira, Breno Xavier Campolina, Bruno Alves Camargos, Cássio Henrique Ferreira de Morais, Cristina Maria dos Santos, Jonas de Alcântara Azevedo, Marco Aurélio Gomes, Marconi Alves da Cunha, Rosely Eduvirgens dos Santos, Silas Rodrigues e Sônia Shirley Fagundes Fernandes.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Conselheiros participam do curso preparatório para o exame de Certificação dos Gestores dos Regimes Próprios de Previdência Social em 2019 (Foto: Arquivo/Diviprev)