Comitê de profissionais da Saúde é criando em Divinópolis para enfrentamento ao Covid-19

Preocupada com o cenário epidemiológico global quanto à incidência do Novo Coronavírus e a necessidade de medidas preventivas e terapêuticas como forma eficaz de controle desta patologia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) criou, nesta segunda-feira (16/03), por meio do decreto Nº. 13.723/2020 o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Coordenado pelo Secretário de Saúde,  Amarildo Sousa, fazem parte os seguintes servidores: Janice de Oliveira Soares, Diretora de Vigilância em Saúde; Cristiane Silva Joaquim, Diretora de Urgência e Emergência; Mirna de Abreu e Silva, Gerente da Vigilância Epidemiológica Municipal, Inês Alcione Guimarães Diretora de Atenção à Saúde. E os especialistas Eduardo Gomes Mattar, Diretor Clínico do Hospital São João de Deus; Rosangela Guedes Ferreira, Médica Infectologista; José Márcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG OESTE, Gustavo Machado Rocha. Médico Infectologista, Angelita Cristine de Melo, Doutora em Saúde Pública; Bruno Ferreira Cabral, Médico Infectologista; O Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, participará das reuniões do comitê na qualidade de observador.

A comissão tem como objetivo divulgar ações educativas quanto à prevenção ao Coronavírus, os serviços ofertados à população por entes públicos ou privados,  monitorar os casos notificados e confirmados da doença, executar o Plano Municipal de Enfrentamento e Contingência para a Doença Respiratória para que seja implantado por todos os entes envolvidos.

É dever do comitê municiar as redes pública e privada de informações atualizadas quanto à epidemia global do Novo Coronavírus, bem como a respeito de novas tecnologias para o seu enfrentamento, atuar como facilitador nas ações do Plano Municipal de Enfrentamento e Contingência para a Doença Respiratória de 2019-Ncov, fazendo a interface entre as diversas entidades envolvidas, promover entre seus pares a cultura da prevenção, propiciando um ambiente saudável por meio da mudança de hábitos pessoais e institucionais.

Além disso os participantes devem avaliar as medidas de isolamento com a separação de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão local,  entre outras.

Segundo Amarildo Sousa, Secretário de Saúde, durante as reuniões o comitê vai avaliar as medidas e conduzir a situação na cidade da melhor forma possível. “Vamos nos reunir periodicamente e analisar se a medidas tomadas estão no caminho certo, se os prazos precisam ser estendidos, se o sistema municipal de saúde está conseguindo atender a demandas e em conjunto, com profissionais de alto calibre e preocupados com nossa Divinópolis, conduzir essa epidemia do melhor maneira possível”, finaliza

A atuação dos agentes de saúde através do Comite é voluntária e consideradas de extrema relevância pública.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Confira decreto publicado hoje(17/03) no Diário Oficial.