Comissão do Senado ouvirá prefeitos sobre suspeita de favorecimento indevido com verbas do Ministério da Educação

A Comissão de Educação (CE) do Senado vai ouvir o depoimento de nove prefeitos, nesta terça-feira (5), para prestação de esclarecimentos sobre o aparente beneficiamento indevido na destinação de verbas públicas ao Ministério da Educação.

A audiência pública foi requerida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) após divulgação na imprensa de áudio do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmando que o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por dois pastores que não têm cargo e atuavam em um esquema informal de obtenção de recursos do MEC.

“Os fatos narrados são gravíssimos e cabe a este Parlamento, por meio da Comissão temática de Educação de sua Casa Alta, a apuração com rigor dos eventos, o que só será possível com o comparecimento pessoal dos envolvidos no tema em questão para prestar os devidos esclarecimentos”, justifica o senador no requerimento.

Os prefeitos foram chamados após o não comparecimento do ex-ministro da Educação, que deveria ser ouvido em reunião marcada pela Comissão de Educação no dia 31 de março.

Devem participar da audiência pública por videoconferência:

  • Júnior Garimpeiro, prefeito de Centro Novo (MA)
  • Gilberto Braga, prefeito de Luís Domingues (MA)
  • Kelton Pinheiro, prefeito de Bonfinópolis (GO)
  • José Manoel de Souza, prefeito de Boa Esperança Do Sul (SP)
  • Calvet Filho, prefeito de Rosário (MA)
  • Helder Aragão, prefeito de Anajatuba (MA)
  • Marlene Miranda, prefeita de Bom Lugar (MA)
  • Nilson Caffer, prefeito de Guarani D’oeste (SP)
  • Reinaldo Vilela Paranaíba Filho, prefeito de Três Corações (MG)

COMO PARTICIPAR

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado
Foto: Agência Senado