A cidade de Lagoa da Prata passa pelo momento mais duro provocado pela pandemia do coronavírus. No início do mês de março, o Hospital São Carlos anunciou o fim da medicação utilizada para intubação de pacientes, embora já estivesse com 100% de ocupação. O Hospital tentou adquirir os produtos, porém não conseguiu a aquisição junto a nenhum dos fornecedores. No final de março, o Hospital recebeu a doação da medicação necessária, porém como não houve reposição no estoque, a situação está novamente no limite, já que a ocupação de leitos de UTI na cidade já passa de 100%.
MORTES
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Prata na tarde desta terça-feira (13), a cidade tem 3.674 casos confirmados da doença e chegou a 73 óbitos. No dia 1º de abril a cidade contabilizava 56 óbitos. Foram 17 mortes pela covid-19 em apenas 13 dias, o que significa um aumento de 30,35%.
VACINAÇÃO EM MASSA
Diante desse quadro, a Prefeitura de Lagoa da Prata decidiu fazer a testagem em massa da população. O procedimento começou nesta terça-feira e vai até a próxima sexta-feira (16). A testagem está sendo feita por ordem alfabética. Ontem foram realizados testes nas pessoas com iniciais da letra A à letra F. Hoje, a testagem é de G a L. Nesta quinta-feira será para os habitantes com iniciais de M a Q e na sexta-feira, de R a Z.
A Prefeitura informou que o objetivo é identificar o número real de novos casos na cidade e a distribuição por faixa etária e região. Segundo a Prefeitura, esses dados vão possibilitar medidas preventivas contra a doença.
Para realizar os testes, os moradores podem comparecer nos seguintes locais: Praça dos Trabalhadores, Praça das Palmeiras, Praça dos Congadeiros e na sede da Associação Comercial e Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL).
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram