Com 55 mortes em todo o período chuvoso, Minas busca ajuda para mais de 100 cidades

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que o número de mortes decorrentes das chuvas de quinta e sexta-feira, em Minas Gerais saltou para 44. Em todo o período chuvoso, iniciado em novembro, foram 55 óbitos. Outras 19 pessoas continuam desaparecidas, todas no interior do estado. Na corrida para ajudar as cidades, decreto do governo estadual, que deverá ser publicado ainda hoje, reconhecerá situação de emergência em 101 municípios. Nesta segunda-feira, a Defesa Civil do estado informou que Diamantina e Nova Era entraram na lista. Os decretos facilitam a transferência de recursos do governo federal para reparos e a entrega de doações – como colchões, cobertores, travesseiros e alimentos – recolhidas pelo Executivo estadual.

A maioria das mortes está concentrada na Grande BH: 13 em Belo Horizonte, seis em Betim, cinco em Ibirité e dois em Contagem. No interior, os óbitos estão listados em 10 municípios da Zona da Mata mineira: Alto Caparaó (três), Alto Jequitibá (três), Carangola, Divino, Luisburgo (duas), Manhuaçu, Pedra Bonita (duas), Santa Margarida, Tocantins e Simonésia (três). Ainda de acordo com o balanço da Defesa Civil estadual, 17.241 pessoas estão fora de suas casas em Minas: 13.887 desalojadas (6.767 na Grande BH e 7.120 no interior) e 3.354 desabrigadas (850 na RMBH e 2.504 no interior). Além disso, 12 pessoas ficaram feridas no estado – seis na Grande BH e outros seis no interior.

DIVINÓPOLIS

Em Divinópolis, a chuva mais forte ocorreu no final da tarde de sexta-feira. Entre quinta e sexta-feira, segundo a defesa civil, choveu na cidade 237 milímetros. O  Rio Itapecerica chegou a subir mais de um metro e meio e ameaçou residências em diversos trechos na área urbana. Como a previsão de mais chuva não se concretizou no fim de semana, com tempo firme no sábado e no domingo, medição feita hoje pela manhã apontou que o nível do rio já está baixando. Entretanto, a defesa civil continua monitorando toda a região, especialmente as cidades que ficam na cabeceira do rio.

De acordo com previsão do Instituto Climatempo, chuva volumosa deverá continuar essa semana em Divinópolis, porém sem a força que ocorreu na sexta-feira. Veja a previsão para Divinópolis essa semana, segundo o Climatempo.

HOJE (27) – 15 mm, com pancadas a tarde e a noite
TERÇA (28) – 25 mm, com pancadas a qualquer hora do dia
QUARTA (29) – 30 mm, com pancadas a qualquer hora do dia
QUINTA (30) – 5 mm, com pancadas a tarde e a noite
SEXTA (31) – 5 mm, com pancadas a tarde e a noite

Com informações do Jornal Estado de Minas