Chuvas em Minas Gerais provocaram 53 mortes em cinco dias; em Divinópolis já são duas vítimas

Os temporais que vêm castigando o estado de Minas Gerais provocaram 53 mortes em cinco dias, conforme mais boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, com informações atualizadas no início da tarde de hoje. Os óbitos ocorreram em 16 cidades, sendo o maior número em Belo Horizonte (13). Em Divinópolis já foram confirmadas duas vítimas em decorrência das chuvas.

Em Divinópolis, o desabamento de uma casa no Bairro Mangabeiras, provocou a morte de uma idosa de 81 anos (Fotos: Samu/Centro-Oeste)

A principal causa dos óbitos em Minas foram desabamentos, desmoronamentos e soterramentos, com 42 casos. Oito pessoas faleceram após serem arrastadas pelas águas, enquanto outros dois episódios ocorreram em razão de afogamentos. Do total, 26 aconteceram na Região Metropolitana de Belo Horizonte e 26, em cidades do interior.

Uma pessoa ainda está desaparecida, no município de Conselheiro Lafaiete. Outros 65 estão feridos e foram encaminhados para hospitais nas respectivas cidades.

O número de pessoas afetadas subiu de 18.111 para 33.408 entre domingo(27) e ontem (28). Os desalojados totalizam 28.893, enquanto os desabrigados chegaram a 4.397. Os desalojados são as pessoas que tiveram de deixar suas casas, mas que não necessariamente precisam do auxílio do governo. Já os desabrigados são pessoas que perderam seus lares e necessitam de auxílio do Poder Público.

EMERGÊNCIA

O número de municípios em situação de emergência decretada pelo estado já chega a 101, entre eles está Santo Antônio do Monte. Em 20 municípios, a emergência foi disparada pelas prefeituras. Três cidades permanecem em estado de calamidade pública: Orizânia, Ibirité e Catas Altas.

O reconhecimento da situação de emergência permite ao governo estadual engajar os demais órgãos e empresas ligadas ao Poder Executivo para priorizarem o atendimento e a reparação dos estragos causados pelas chuvas, sob a coordenação da Defesa Civil mineira. Além disso, prefeituras e o próprio Poder Executivo estadual podem contratar serviços temporários e efetuar compras consideradas essenciais para o enfrentamento da situação sem a obrigatoriedade de realizar processo licitatório.

O governo de Minas Gerais anunciou a liberação de R$ 3,4 milhões para assistência aos afetados pelas chuvas. Parte dos recursos será destinada ao pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, que começou a ser pago hoje, incluindo antecipação das parcelas de fevereiro e março.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais anunciou que pretende aprovar projetos de lei voltados a apoiar as vítimas dos temporais. Um deles prevê a antecipação pelo governo estadual de repasses a municípios em situação de emergência.

Essa verba está relacionada a um montante de R$ 6 bilhões bloqueado pelo governo do estado em 2017 e 2018, que deverão ser pagos de forma parcelada a partir de abril de 2020. Outros dois projetos na Assembleia abrangem a isenção de taxas cobradas de veículos danificados pelas chuvas.

DIVINÓPOLIS

As duas vítimas da chuva em Divinópolis já foram contabilizadas pela Defesa Civil Estadual. Uma das vítimas é Celso Matias de Souza (Tuca), de 62 anos. Ele estava desaparecido desde a última sexta-feira, quando Divinópolis foi atingida pelo mais forte temporal desse período chuvoso.  De acordo com informações do Portal  Divinews, ele saiu de sua residência no Bairro Planalto para trabalhar em seu sítio localizado na comunidade rural de Djalma Dutra. O corpo dele foi localizado nesta terça-feira (28), dentro do seu carro que foi arrastado pela força das águas para dentro de um córrego.

Outra vítima registrada em Divinópolis foi uma idosa de 81 anos, após o desabamento de sua residência localizada no Bairro Mangabeiras. O desabamento aconteceu na sexta-feira (24) e no momento do acidente ela e o marido de 82 anos encontravam-se na residência. O homem conseguiu escapar, mas a idosa fico sob o escombros, sendo retirada pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital  São João de Deus. Na segunda-feira ela não resistiu  e faleceu.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Defesa Civil/MG e Portal Divinews