Chuvas e alagamentos voltam a atingir o Rio Grande do Sul e espalhar o medo entre moradores

Compartilhe essa reportagem:

Rua no bairro Humaitá foi uma das vias que ficaram alagadas nesta quarta-feira em Porto Alegre (Foto: Bruno Peres/ABr)

Enquanto o Sudeste vive uma seca histórica e após a tragédia climática que varreu o  Rio Grande do Sul, o Estado volta a ficar em alerta.

Porto Alegre (RS), 19/06/2024 – Pessoas caminham em rua alagada no bairro Humaitá após chuvas e novos alagamentos. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil© Bruno Peres/Agência Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul fez um alerta de fortes chuvas à população do estado na manhã desta quarta-feira (25). Várias regiões estão sofrendo com tempestades isoladas, chuvas persistentes, rajadas de vento intensas e alagamentos pontuais. Em Porto Alegre já há ruas alagadas e risco de desmoronamento de terra.

Em algumas regiões, como a região metropolitana de Porto Alegre, parte do litoral médio e norte, também foram registradas chuvas de vento fortes com raios e granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia divulgado um alerta de perigo nessa terça-feira (24). As áreas mais afetadas são, principalmente, o sudoeste, sudeste e o centro do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.

A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo caso seja surpreendida pelo temporal severo. “Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança. Não atravesse áreas inundadas ou alagadas a pé ou de carro. A água pode esconder riscos como buracos, bueiros abertos e correnteza”.

“Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município”, acrescentou o órgão.

Fonte: Agência Brasil


Compartilhe essa reportagem: