As chuvas intensas em Minas Gerais provocaram situação de emergência em 63 cidades do estado. Segundo a Defesa Civil Estadual Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais no Estado já são 2.069 pessoas desabrigadas, 9.890 desalojadas e seis mortes, uma delas registrada em Nova Serrana.
Os municípios de Salinas, Mato Verde, Rio Pardo de Minas e Porteirinha, no norte do Estado, estão entre os mais afetados. As inundações ocorreram devido ao aumento do volume dos rios que cortam as áreas urbanas e rurais dos municípios. Em Salinas, uma tempestade de granizo que caiu ontem a tarde, provocou o transbordamento do rio que corta toda a extensão da cidade, provocando inundações em praticamente toda a zona urbana e parte da zona rural.
Uma força-tarefa coordenada pela Defesa Civil está ajudando as prefeituras a levar ajuda humanitária para a população atingida.
O governo do estado está recolhendo doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Os produtos podem ser entregues nos batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Outra medida adotada foi a antecipação dos recursos do ICMS, IPVA e do Piso Mineiro de Assistência Social para as cidades que declararam situação de emergência.
BAHIA
Na Bahia, as fortes chuvas deixaram 126 municípios em situação de emergência. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de dezembro de 2021 é considerado o mais chuvoso em 15 anos. As chuvas foram provocadas pelo fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provoca a permanência de nuvens sobre uma determinada área por até quatro dias consecutivos.
PREVISÃO
Só neste mês de dezembro, três eventos de corredor de umidade atuaram nas áreas do centro-norte do país. para o último dia do ano, segundo o Instituto Climatempo, a tendência é que uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volte a se configurar sobre o país, provocando muita chuva em alguns estados.
A ZCAS deve atuar de 31 de dezembro, sexta-feira, até o domingo, 2 de janeiro. Segundo o Instituto, dessa vez, a ZCAS vai atuar um pouco mais para baixo, na posição média normal. Com isso, a chuva volumosa não vai ficar sobre a Bahia. Neste período, a expectativa é de muita chuva em áreas do sul e leste do Amazonas, Rondônia, sul do Pará, norte do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, algumas regiões de São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais.
De acordo com o Climatempo, para Divinópolis estão previstos 45mm para esta quinta-feira (30), 40mm para amanhã (31), 37mm para sábado (01/01) e 25mm para domingo (02/01).
Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Agência Brasil e do instituto Climatempo
Foto: O Rio Salinas, que corta a cidade de Salinas, transbordou nesta quarta-feira (29) e inundou toda a cidade (Crédito: Marco Evangelista/Imprensa-MG)