O atendimento ao eleitor e demais serviços da Justiça Eleitoral mineira foram retomados nesta quinta-feira (30), na Secretaria e nos cartórios eleitorais da capital e do interior, após terem sido suspensos devido aos estragos causados pelas chuvas de terça-feira (28). O Disque-Eleitor também já voltou a funcionar. O Diário de Justiça Eletrônico não foi publicado nesta quinta e a sessão da Corte Eleitoral ocorreu normalmente.
A subestação de energia do anexo I do Tribunal (Av. Prudente de Morais, 320) foi atingida pela água e, por isso, houve o desligamento de energia. Na quarta-feira (29), houve interrupção da rede de dados do Tribunal e geradores foram acionados para tentar restabelecer as conexões dos sistemas e dos bancos de dados.
ATENDIMENTO
O eleitor deve comparecer a um dos locais de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
O atendimento pode ser por ordem de chegada ou agendado. O agendamento pode ser feito no site do TRE.
AGENDAMENTO
O sistema de agendamento de atendimentos no site do TRE-MG já voltou a funcionar após alguns dias fora do ar para a correção de problemas técnicos.
Para agendar uma data e horário, o eleitor deve informar número do título, CPF ou RG; nome completo; data de nascimento; telefone de contato e e-mail. E selecionar o município e local onde deseja ser atendido. Os eleitores também podem fazer o agendamento por meio do Disque-Eleitor (telefone 148).
O agendamento não é obrigatório nos cartórios eleitorais e na maioria dos postos de atendimento. Os eleitores podem ir diretamente aos endereços da Justiça Eleitoral e aguardar atendimento por ordem de chegada. O único local com agendamento obrigatório é a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) na Praça Sete, em Belo Horizonte, que conta com um sistema próprio.
Em Divinópolis, os cartórios das duas zonas eleitorais já estão atendendo normalmente aos eleitores. O horário de funcionamento é de 12h às 18h.
Fonte: TRE-MG