Campanha do Agasalho do Sintram beneficia serviço de acolhimento a moradores de rua

O Sintram, representado pela conselheira fiscal, Lucilância Monteiro, esteve ontem (18/07) no “Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em situação de rua” para  doar  os agasalhos e cobertores arrecadados na Campanha do Agasalho 2019.  Desde o início do mês de maio, a diretoria do Sintram iniciou a Campanha com objetivo de estimular a união dos servidores e comunidade convidando-os a amenizar o frio daqueles que sofrem sem ter como se agasalhar, adequadamente, no inverno. Nesta primeira etapa, a ação arrecadou vários casacos, cobertores, roupas diversas, calçados, sendo que todo material foi doado ao Serviço de Acolhimento.

A Campanha continua na sede do Sintram (Av. Getúlio Vargas, 21, Centro), sendo um convite para que os servidores e população exerçam a caridade e o amor ao próximo.  A equipe do sindicato foi recebida pela supervisora do Serviço de Acolhimento, Suellen Silva.  “Principalmente neste período que está bastante frio essa doação do Sintram será de muita importância para que possamos repassar aos moradores daqui e suprir essa demanda. Agradecemos muito a quem colaborou com a Campanha”,  ressaltou  Suellen. Também nas doações estavam presentes roupas infantis, que serão doadas para instituições parceiras do local.

SERVIçO DE ACOLHIMENTO

O Serviço de Acolhimento está localizado na Av. Antônio Olímpio de Morais, 61 , no Centro de Divinópolis. O local é mantido pela Prefeitura de Divinópolis, em parceria com a  Associação dos Deficientes do Oeste de Minas – Adefom , e tem capacidade para  25  pessoas. O acolhimento é realizado por até seis meses, período esse que é feito um grande trabalho para reinserção social dos moradores.  “Falamos muito do processo de saída das ruas, realizamos diversos encaminhamentos como: concessão de documentos – porque a maioria chega aqui sem as principais documentações; benefícios; tratamento de saúde; fazemos encaminhamento para o mercado de trabalho; quando há a dependência química fazemos orientação para buscarem o tratamento; ou seja, tudo aquilo que é demanda, nós tentamos direcionar . Nosso objetivo maior é que esses  moradores possam sair da condição de rua e propor a eles um novo projeto de vida, buscando outras experiências, outras possibilidades, o empoderamento e tudo mais”, explicou a supervisora Suelen.

ENCAMINHAMENTOS

Caso algum cidadão veja um morador de rua e queira orientá-lo a procurar o acolhimento poderá ligar para o “Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em situação de Rua” pelo telefone (37)3214-3054 ou para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) 3212-3600 para que possa ser realizada a abordagem da assistente social a esse morador de rua. Além disso, o local recebe demandas espontâneas, ou seja, os moradores de rua, que procuram diretamente o Serviço de Acolhimento também receberão o suporte.

CAMPANHA DO AGASALHO

A conselheira Lucilandia Monteiro que representou o Sintram na doação agradeceu a todos os que colaboraram com a Campanha e registrou o convite para que todos participem. “Essa ação do Sindicato é para aquecer e doar para quem precisa. Agradecemos imensamente todas as doações que recebemos até agora e a Campanha continua e fica o convite para que juntos possamos aquecer neste frio as pessoas que precisam. Nós temos tanta coisa em casa que não usamos, deixamos de lado, então vamos sair do comodismo e vamos aquecer, vamos doar. A doação é um gesto de amor”, disse.