Câmara autoriza criação do cargo de brigadista na Prefeitura de Itapecerica

A Câmara Municipal de Itapecerica aprovou em reunião ordinária ocorrida na última quinta-feira (23), o Projeto de Lei Complementar 002/2022, que cria a Brigada Municipal de Itapecerica. Com a aprovação da proposta foi criado, também, o cargo e brigadista municipal, a ser contratado após aprovação em concurso público. O salário definido para o cargo será de R$ 1.786,73.

A Brigada será o órgão municipal composto por voluntários ou agentes públicos, todos capacitados e credenciados para atuação, mediante assinatura de convênio, com o Corpo de Bombeiros, na prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento, primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar.

O órgão vai atuar no controle de incêndios prediais, florestais e em pastagens, dentro do limite do Município; no resgate de feridos em acidentes automobilísticos juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); no resgate de feridos em acidentes diversos, quando houver alguma restrição para o atendimento à vítima como local de difícil acesso, trabalho em altura, ou quando houver qualquer tipo de risco ao socorrista do SAMU.

Ainda segundo o projeto, a Brigada Municipal também deverá realizar campanhas de prevenção e combate a incêndios, conscientização de proprietários de estabelecimentos quanto ao cumprimento das normas e leis de prevenção e combate a incêndios, atuar no treinamento de brigadas de estabelecimentos comerciais. Também auxiliará a Defesa Civil Municipal na sua área de atuação, nas atividades diárias e nos diversos mutirões de prevenção de riscos ambientais.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Assessoria/CMI