Bom Despacho adota medidas para conter surto de dengue

 

Em apenas um ano, Bom Despacho registrou 550% de aumento das notificações de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade, acrescentando que a Secretaria de Meio Ambiente intensificou a fiscalização de lotes sujos e somente esse ano, já foram notificados proprietários de 311 imóveis.

Segundo a assessoria, a fiscalização continua. “Os proprietários notificados têm um prazo para limpar seus imóveis. Se isso não acontecer, eles recebem a multa de R$ 900, que é multiplicada a cada nova notificação”, alertou o gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Tiago Freitas.

Para ajudar o município a fiscalizar os lotes sujos e que podem ser criadouros do mosquito transmissor da dengue e de outras infecções, a Prefeitura criou um canal em seu site. Através dele o cidadão poderá denunciar onde há lotes nessas condições, possibilitando maior agilidade da fiscalização.

Apesar das medidas tomadas, a situação no município ainda é de cautela. O último levantamento feito na cidade apontou que 100% dos focos estão nas residências. “Por isso, é imprescindível que a população faça sua parte e mantenha seu quintal e frente de casa limpos e sem água parada”, destacou o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto
: No ano passado,  Bom Despacho passou por outro surto de dengue precisou de reofrço extra para retirada de lixo da área urbana (Crédito: bomdespacho.mg.gov.br)