Bolsonaro culpa imprensa por PIB e diz que ser hétero é qualidade

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  afirmou na noite desta quinta-feira em transmissão ao vivo nas redes sociais que o baixo resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 é culpa da imprensa. “Se a imprensa produzisse notícia verdadeira, certamente o resultado seria melhor”, afirmou.

O primeiro ano de governo sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro registrou crescimento econômico de 1,1%, taxa mais baixa dos últimos dois anos, segundo informações divulgadas pelo IBGE nesta quarta-feira (4).

Ainda ao criticar os jornalistas, Bolsonaro disse que não tem a obrigação de falar com a imprensa.”Eu não estou falando com a imprensa, é direito meu, pô”, afirmou. “A imprensa tem direito a me perguntar, mas a imprensa faz muitas pergunta ruins. Como que estuda tantos anos para fazer perguntas tão ruins?”, ironizou.

O chefe do Executivo disse não saber porque a imprensa insiste em tentar falar com ele. “Se a imprensa diz que eu ofendo todo dia, o que estão fazendo todo dia ali [na porta do Palácio do Alvorada]?”, disse.

Na transmissão, o presidente voltou a dizer que não fez acordo para a manutenção dos vetos sobre orçamento impositivo. “Mentem descaradamente, não existiu esse tipo de articulação”, disse o presidente, que assinou os três projetos que foram encaminhados ao Congresso e publicados no Diário Oficial da União como parte do acordo sobre o orçamento impositivo.A tese de Bolsonaro de que não houve acordo já foi rechaçadas por diversos parlamentares.

SER HÉTERO É QUALIDADE

Jair Bolsonaro falou ainda que encontrou com um empresário que lhe fez diversos elogios, mas o mesmo não havia falado sobre ser hétero, o que para o presidente da República, é uma qualidade. “Um empresário começou a falar das qualidades do presidente, né? ‘Honesto, trabalhador’ – faltou falar hétero -, aí eu falei: ‘hétero’, ser hétero agora é uma qualidade, né?”, disse.

Para Bolsonaro, ter que pensar no que vai dizer para não ofender as pessoas é sinal de que o país tá chato. “Você tem que pensar em tudo que vai falar agora, tem que pensar: será que vou ofender o gordinho? É gordofóbico. Será que vou ofender os carecas? Carecofóbico”, declarou.

MOTIM DO CEARÁ

Outro ponto abordado pelo chefe do Executivo foi o motim dos policiais militares do Ceará. Segundo Bolsonaro, o que houve foi uma greve. Mas a Constituição proíbe forças de segurança de fazerem greves como as que foram feitas no Ceará. O presidente, por sua vez, defendeu a legalidade da ação. “Greve, olha o que falei, greve. A imprensa nos governos anteriores falava em greve e no meu governo é motim”, acusou Bolsonaro.

Bolsonaro afirmou também que irá dificultar o emprego da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) daqui em diante. “Nós vamos dificultar a GLO”, declarou Bolsonaro.

“Se no combate ali morreu três, quatro ou dez bandidos, ele [o soldado] vai pra casa tranquilo”, disse Bolsonaro para defender seu projeto de excludente de ilicitude.

Segundos após dizer que dificultaria o emprego da GLO, Bolsonaro tentou recuar, mas afirmou que será difícil aplicar. “Não é que eu vou dificultar, é que como eu sou responsável, dificilmente – olha o que eu estou falando -, dificilmente a GLO vai ser colocada em prática no meu governo”, declarou.

Fonte: Congresso em Foco