As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Divinópolis foram retomadas nesta quarta-feira (4), conforme o cronograma divulgado pela Prefeitura. As aulas serão no sistema híbrido, metodologia de ensino que une as aulas presenciais e remotas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) os alunos estão sendo recebidos nas unidades escolares, conforme organização própria, de acordo com protocolo sanitário de cada instituição. A Secretaria informa, ainda, que os estudantes não frequentarão as aulas presenciais todos os dias da semana. Nos dias em que o aluno estiver em casa, terá atividades orientadas pelo professor no dia de ensino presencial.
As famílias que optarem por manter os alunos em casa receberão as atividades a serem realizadas e o atendimento remoto semanal, oferecido pelo professor regente, no dia que a unidade escolar passar por sanitização. A Semed garante que cada escola será sanitizada uma vez na semana. A limpeza do dia a dia vai ocorrer normalmente, seguindo os protocolos aprovados.
Ainda segundo a Secretaria, o transporte escolar possui protocolo próprio, envolvendo desde o embarque até o desembarque dos alunos nas unidades. A organização dos dias de frequência dos alunos foi pensada pela unidade escolar seguindo os dias de atendimento do transporte, oportunizando a utilização adequada e segura do serviço, garante a Semed. A Secretaria garante, ainda, que as unidades escolares municipais estão adequadas, com o protocolo sanitário orientado e aprovado pela Vigilância Sanitária.
PRIMEIRO DIA
Em nota, a Prefeitura garantiu que as aulas das escolas da rede municipal foram retomadas com protocolos rígidos contra a Covid-19. De acordo com a nota, no primeiro dia de aulas presenciais os protocolos de segurança começaram na entrada da escola. Com marcações nas calçadas, os estudantes esperavam o momento para entrar para a sala de aula. Após verificar a temperatura, utilizar álcool em gel e conferir o uso correto das máscaras, o aluno tem autorização para entrar. Além de avisos para utilizar máscaras, o número de alunos é limitado por sala para manter distanciamento, conforme aprovado pela Vigilância em Saúde.
Ainda segundo a nota da Prefeitura, o retorno das aulas presenciais foi realizado com turmas reduzidas, carteiras afastadas e ambientes higienizados, de acordo com os protocolos sanitários ‒ em cada unidade escolar há comissão interna para acompanhar o cumprimento das normas.
SINTEMMD
Embora a Secretaria de Educação garanta que tudo está de acordo com o protocolo para a retomada das aulas presenciais, essa não é a visão do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis (Sintemmd). De acordo com Eduardo Parreira, diretor do Sindicato, o Sintemmd vê como uma necessidade o retorno do ensino presencial, mas não concorda com o formato estabelecido pela Semed. Ele relata que muitos problemas já foram detectados nessa primeira semana de atividade presencial. Segundo ele, os professores ainda não receberam os equipamentos de proteção individual e a Semed também não adquiriu os tapetes sanitizantes, uma exigência para todas as unidades de ensino. Parreira relatou, ainda, que somente na semana passada foi iniciado o processo de aquisição tantos dos equipamentos de proteção individual, como dos tapetes.
O sindicalista também denuncia um fato que expõe os riscos que ainda existem nas escolas. Segundo ele, na terça-feira uma auxiliar de serviço de uma das escolas da rede municipal testou positivo para a covid-19. “Mesmo após o teste positivo a escola continuou funcionando normalmente”, relatou Eduardo Parreira. “Isso mostra o risco que todos estão correndo de contrair o vírus”, concluiu.
Na nota oficial, a Prefeitura não abordou a segurança dos professores, como também se omitiu em falar sobre os equipamentos de proteção individual e os tapetes sanitizantes. A nota também ignora a denúncia do teste positivo para a covid-19 ocorrido em uma das escolas na terça-feira.
LEIA TAMBÉM – Ministérios publicam diretrizes para retorno às aulas presenciais
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD