Ato Ecumênico marcará as comemorações do Dia do Servidor Público

Na próxima quinta-feira (28) comemora-se o Dia do Servidor Público, data comemorativa instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

Para marcar a data, o Sintram realizará um Ato Ecumênico, na próxima sexta-feira (29) a partir de 18h, no Clube dos Servidores Municipais de Divinópolis. O ato também será em memória aos servidores municipais, que faleceram durante a pandemia. “Infelizmente, a exemplo do ano passado, não poderemos realizar uma grande festa para comemorar o dia dos nossos servidores, como sempre fizemos. A pandemia ainda impede aglomerações e optamos pela realização de um Ato Ecumênico, promovendo um dia de bênçãos, reconhecimento ao trabalho, a vida e a memória de nossos valorosos servidores públicos municipais. Estarão presentes líderes de vários segmentos religiosos e haverá um momento em memória aos nossos companheiros, que se foram na batalha pela vida durante essa pandemia”, diz a presidente Luciana Santos.

A presidente aproveitou para fazer um convite a todos os servidores. “Quero convidar todos os nossos servidores a participarem desse momento de fé e reflexão. Será muito importante, importante mesmo, a presença de cada um. Especialmente nesse momento em que ainda enfrentamos a pior pandemia da história da humanidade, nesse momento em que temos dificuldades em dialogar com algumas administrações, a presença de cada um vai caracterizar que nossa classe continua unida, como sempre esteve. Quero também fazer um convite especial aos familiares e amigos dos servidores que faleceram nos últimos dois anos, para que recebam a homenagem que faremos a esses bravos guerreiros”, finalizou a presidente

A conselheira Lucilândia Monteiro, esteve no pátio e em várias outras repartições da Prefeitura para formalizar o convite aos servidores

A conselheira Lucilândia Monteiro, que integra a comissão organizadora juntamente com a diretoria do sindicato e a servidora aposentada e representante da Associação dos Servidores Municipais Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal de Divinópolis/ MG – ASMAD, Lourdes Lopes, disse que o ato está sendo preparado com muito zelo pelo sindicato e espera a presença  dos servidores. “O ato será um momento de união  e de pedirmos a Deus proteção a todos os servidores. Passamos por momentos muito difíceis nos últimos meses, perdemos amigos e colegas muito queridos,  então que possamos unirmos  em oração por todas essas famílias, e pedir força e a benção de Deus para que possamos seguir com fé, confiante em dias melhores. Esperamos que os servidores e familiares  possam estar conosco neste dia especial”, disse Lucilândia.

ATO

O Ato Ecumênico será aberto pela presidente Luciana Santos, seguindo-se uma benção pelo bispo diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, seguindo-se orações através de Luiz Donizeti, Ronaldo Maurício e Sérgio Bebiano. Encerrando o ato, será reservada fala a servidora aposentada, Lourdes Lopes, que representará a  Associação dos Servidores Municipais Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal de Divinópolis/ MG – ASMADI.

FERIADO

Em Divinópolis e parte das cidades da base territorial do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), as comemorações e o feriado foram transferidos para a sexta-feira (29), além da decretação de ponto facultativo para o dia 1° de novembro, segunda-feira. Em Bambuí e Carmo do Cajuru os servidores trabalharão normalmente essa semana. As comemorações do Dia do Servidor foram transferidas para o dia 1º de novembro.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: O bispo diocesano, Dom José Carlos, recebeu os diretores do Sintram, Wellington Silva e Antônio Leonardo, e a servidora aposentada Lourdes Lopes, representante da ASMAD, ocasião em que foi convidado para participar do Ato Ecumênico em homenagem aos servidores