Faleceu na noite desta segunda-feira (14) o assessor parlamentar do deputado estadual Cleiton Azevedo (CDN), Ubiracy de Lima Maia, o Bira, vítima da covid-19. Ele estava internado no Hospital São Judas Tadeu e nesta segunda-feira seu quadro clínico se agravou, com acometimento dos pulmões, os rins pararam de funcionar, além de outras complicações, conforme informou a Câmara Municipal, onde Bira também foi assessor do então vereador Cleiton Azevedo. Bira faleceu aos 55 anos e não possuía comorbidades.
A morte do assessor parlamentar engrossa a triste estatística de Divinópolis, que ontem registrou mais três óbitos pela covid-19, chegando a 456 vidas perdidas desde o início da pandemia. Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já foram noticiados 71.834 casos e 14.124 confirmados. Nove óbitos ainda estão sob investigação.
SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS
Segundo a Semusa, os indicadores apontam que a taxa de ocupação dos leitos de UTI continua elevada. A Secretaria informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto com 80% de ocupação no CTI adulto, com 26 leitos ocupados. No setor de enfermaria, 26 dos 32 leitos estão ocupados, o que representa 81,25% do total.
Ainda na saúde pública, a área atendida pelo SUS no Complexo de Saúde São João de Deus está com apenas um leito vago no CTI Adulto. Na enfermaria, a ocupação é de 56,67%, com 17 dos 30 leitos ocupados.
Na saúde suplementar, dois hospitais operam acima de sua capacidade no CTI Adulto. O Hospital São Judas Tadeu opera com cinco leitos extras, o que corresponde a 183,33% dos leitos, enquanto o Hospital Santa Lúcia conta com dois leitos a mais, representando 112,50% de ocupação.
A área suplementar do Complexo São João de Deus e o Hospital Santa Mônica se encontram com 100% de ocupação total no CTI Adulto, com 16 e 11 leitos, respectivamente.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram