Assembleias em Araújos e Perdigão definirão as campanhas salariais desse ano dos servidores municipais

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) dará sequência a partir da semana que vem às assembleias com os servidores públicos municipais de sua base territorial para a definição das campanhas salariais desse ano. A primeira assembleia desse ano vai acontecer na cidade de Araújos e está marcada para a próxima segunda-feira, dia 27, às 17h, na Câmara Municipal. Já na terça-feira, 28, a assembleia está marcada para a cidade de Perdigão e acontece a partir de 17h, também na Câmara Municipal.  No ano passado, os servidores de Perdigão tiveram uma revisão salarial de 4,62%, concedida a partir de março, quando ocorre a data-base da categoria. Também em março do ano passado, o Executivo de Perdigão fixou os salários dos agentes comunitários de saúde em R$ 1.250,00, piso nacional estabelecido por lei federal.

O secretário geral do Sintram, Demetrio Bento da Cruz, que conduzirá as duas assembleias, convoca os servidores municipais das duas cidades e lembra que esse é o momento em que a classe tem a oportunidade de reivindicar e expor suas dificuldades. “É muito importante a presença dos servidores de Araújos e Perdigão nas assembleias da semana que vem, já que vamos definir o percentual que a classe almeja para a revisão dos salários e também discutir outras dificuldades que a categoria eventualmente possa estar enfrentando”, explica. “Nas assembleias o servidor tem voz e a decisão é sempre da categoria. Aquilo que a categoria decidir em assembleia é oficial, o que torna de grande importância a participação dos servidores de Araújos e Perdigão nas assembleias da próxima semana”, acrescenta Demetrio Bento.

CARMO DO CAJURU

A primeira assembleia para definição de campanha salarial 2020 aconteceu em novembro do ano passado na cidade de Carmo do Cajuru. Na ocasião foi eleita uma Comissão composta por três servidores para acompanhar as negociações do sindicato junto ao Executivo. A categoria decidiu reivindicar a revisão salarial com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses, tendo como indexador o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE, que fechou 2019 em 4,48%.

No ano passado, o prefeito Edson Vilela só concedeu a revisão salarial aos servidores a partir de agosto e isso só ocorreu depois de muita negociação intermediada pelo Sintram e após paralisação de um dia ocorrida no mês de junho. Para evitar a continuidade do movimento paredista, o prefeito, que até então se mantinha irredutível, inclusive se negando a dialogar com o Sindicato, acabou acatando o pedido do Sintram e concedeu revisão de 3,86% para toda a categoria.

Para esse ano, o prefeito Edson Vilela já se antecipou e autorizou ganho real nos salários que já está em vigor desde o dia 1º desse mês e deverá constar na próxima folha e pagamento. Pelo decreto 2.743, assinado no dia 18 de dezembro do ano passado, foi autorizado o “ganho real sobre os vencimentos de todos os servidores públicos ativos e inativos com paridade”. O decreto autoriza a concessão de ganho real de 2,4% para todos os servidores municipais, incluindo os funcionários da Câmara Municipal. Entretanto, a concessão do INPC de 4,48%, a título de revisão e para corrigir as perdas salariais, ainda será apresentada ao prefeito Edson Vilela.

 Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram