Assembleia nesta terça-feira define campanha salarial dos servidores municipais de Divinópolis

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) convocou para esta terça-feira (04) a assembleia que definirá a campanha salarial desse ano dos servidores municipais de Divinópolis. A assembleia ocorrerá no auditório do Sindicato, sendo a primeira chamada as 18h e, em segunda chamada, as 18h15.

De acordo com a lei do gatilho (Lei 6.749/2008) os servidores da cidade já têm direito a uma reposição salarial automática de 5,23%, que foi o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em 2019 pela Fundação Ipead, da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2017, o índice do Ipead passou a ser o indexador para fins de reposição salarial dos servidores municipais de Divinópolis.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, voltou a reforçar a importância da participação dos servidores na assembleia marcada para esta terça-feira. “A presença do servidor é imprescindível para que tenhamos uma assembleia representativa e que nos dê o respaldo necessário para negociar com o Executivo as reivindicações da categoria. Além disso, ainda há o fato de que a decisão da assembleia é soberana, o que justifica a presença do servidor, já que ele terá oportunidade de opinar e apresentar suas sugestões”, ponderou a presidente.

Em 2019 o prefeito Galileu Machado (MDB) só concedeu o gatilho após o sindicato impetrar um pedido de impeachment na Câmara Municipal pelo descumprimento da Lei 6.749. Ainda assim, os servidores tiveram perdas, já que a revisão só foi concedida a partir de junho, quando a data base da categoria é 1º de março.

No ano passado, o Sintram encomendou um estudo ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre a viabilidade de aumento real para os servidores municipais de Divinópolis. O estudo concluiu que a Prefeitura tem margem dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal para conceder aumento real aos servidores. “A Prefeitura já começou a receber as verbas que foram retidas pelo Estado e a receita do município está aumentando desde o ano passado, conforme mostrou o estudo do Dieese que encomendamos no ano passado. O momento é bem melhor do que nos anos anteriores, o que reforça ainda mais a necessidade da presença dos servidores na assembleia para que possamos discutir todas essas situações e chegar a uma pauta de reivindicações justa e que esteja dentro das possibilidades da Prefeitura”, finalizou a presidente Luciana Santos.

 Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram