Após quatro anos, volta do desfile cívico no aniversário da cidade reúne milhares de pessoas

 

A manhã desta quarta-feira (1º/06) foi marcada pelo desfile cívico que marcou os 110 anos de emancipação político administrativa do município. Após quatro anos de suspensão do evento, milhares de pessoas lotaram a Avenida 1º de Junho.

De acordo com a Prefeitura, que ainda não divulgou um balanço sobre o número de pessoas presentes, 135 entidades participaram do tradicional desfile, que começou após a solenidade de hasteamento das Bandeiras na rotatória da Praça da Catedral. As autoridades municipais foram as primeiras a passarem pela Avenida 1º de junho, juntamente com representantes de São Sebastião do Oeste, Cidade Amiga 2022.

A seguir passaram as forças de segurança, salvamento e trânsito tendo à frente a Secretaria de Trânsito e Transporte (Settrans), vindo a seguir Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Penal e Tiro de Guerra.

Blocos de carnaval, torcidas organizadas, Doutores Palhaços, fanfarras e Escola de Música, também estiveram presentes. O desfile ganhou mais alma com a presença de projetos sociais, ONGs, movimentos sociais, de voluntariado e comunitário, além de entidades de classe e sindicatos. O desfile teve ainda a presença de diversas entidades ligadas à saúde, e também várias escolas municipais, estaduais e particulares. Ao final do evento houve apresentação de ciclistas, esportistas, motociclistas, carros antigos, finalizando com a tradicional cavalgada.

CERIMÔNIAS RELIGIOSAS

O aniversário da cidade também foi marcado por solenidades religiosas. No início da manhã, antes do desfile, aconteceu uma Missa em Ação de Graças pela cidade, realizada na Catedral do Divino Espírito Santo. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, e concelebrada pelo Padre Paulo Sérgio e pelo Frei Agnaldo. Autoridades de Divinópolis e região, e dezenas de divinopolitanos estiveram presentes em oração pela prosperidade e desenvolvimento da cidade.

Em sua homilia, o bispo Dom José Carlos falou sobre a importância da celebração religiosa nas comemorações da cidade. “Somos todos servidores da nossa gente e é por isso que estamos aqui, juntamente com uma parcela do nosso povo para dizer a Deus que nós O temos conosco e que não queremos fazer história sem Ele. Este é o sentido de uma missa por ocasião da celebração da emancipação do nosso município. Não estamos aqui simplesmente para cumprir uma agenda oficial, mas para reconhecer que a cidade do Divino cresce e avança, e quer crescer também no temor de Deus. Queremos que a nossa Divinópolis, que alcança seus 110 anos, possa continuar, não só levando em seu nome, o nome de Deus, mas possa verdadeiramente crescer e avançar tendo Ele como referência absoluta”, destacou.

Ao final da missa, os presentes seguiram para a cerimônia do hasteamento das bandeiras, organizada pela Prefeitura de Divinópolis, na rotatória da Praça Dom Cristiano com a Avenida Primeiro de Junho.

IGREJA BATISTA

Na quinta-feira, numa iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, foi realizado um culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista. A celebração foi presidida pelo Pastor Fernando.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD