Após longo trabalho do Sintram, planos de carreira de Bambuí são aprovados pelo Legislativo

No último dia 23 de dezembro, os servidores e a população de Bambuí tiveram motivos para comemorar. Isso porque finalmente foram  aprovadas pela Câmara Municipal a atualização do plano de cargos, carreira e salários dos servidores da Educação e a criação do plano de carreira dos servidores do quadro geral, projetos que há anos estavam sendo aguardados no município. A atuação do Sintram foi decisiva, sendo que a diretoria do sindicato intermediou  inúmeras vezes negociações entre os servidores e os poderes Executivo e Legislativo. Em todas essas ocasiões, o Sintram se posicionou e orientou de modo que não houvesse prejuízos para o funcionalismo. Com a nova legislação, o prefeito tem agora o compromisso de promover o tão esperado concurso público na cidade.

A conselheira fiscal, Lucilândia Monteiro, que foi uma das representantes do Sintram na discussão, juntamente com o dirigente sindical, Eduardo Parreira, e a diretora regional em Bambuí, Rejane Barcelos, destacou que concluir essa tão importante demanda para o funcionalismo de Bambuí,  já no  primeiro ano de mandato da atual diretoria foi muito gratificante.  “É uma satisfação muito grande, porque desde 2014 que o Sindicato vem lutando para isso e não havia nenhuma definição. Inclusive quando chegamos lá em abril deste ano, a categoria estava muito desanimada, porque nada avançava e nós fomos persistentes e com muito diálogo, resgatamos a confiança dos servidores, da administração e dos vereadores (…) Então para nós, dessa nova diretoria,  é uma satisfação muito grande,  é um ganho imensurável, principalmente pela satisfação dos servidores de Bambuí e pela população que agora vai  ter o concurso público, isso é uma das coisas importantes deste trabalho, pois a população estava esperando há muitos anos, desde 2005 não tem concurso no município”, disse a conselheira.

CONQUISTAS

O dirigente sindical, Eduardo Parreira, destacou como  principal conquista na construção dos planos a garantia da preservação de todos os direitos dos atuais servidores efetivos e a construção de um plano  exeqüível dentro da realidade financeira do município de Bambui, evitando prejuízos futuros ao funcionalismo.  “Sabemos que todas as Prefeituras passam por uma realidade no serviço público completamente distinta daquela que vivenciamos 10 anos atrás. Então assegurar o que os servidores conquistaram até aqui para que eles possam levar até o fim da sua carreira foi fundamental e conseguimos assegurar tudo.  Sabemos que agora vive-se uma nova perspectiva, uma nova realidade financeira desses municípios e que discutiu-se um plano, bem pé no chão, sem que os novos servidores tenham grandes prejuízos em sua carreira e numa condição bem adequada à realidade de hoje. Um plano totalmente exeqüível, porque não adiantava a  gente manter todos os benefícios existentes para os futuros servidores efetivos, sabendo que seria inexeqüível, tanto para o grupo atual de servidores como esse grupo novo”, destacou.

CONCURSO

Lucilandia Monteiro e Eduardo  Parreira disseram  que agora com os planos aprovados a próxima frente de trabalho do sindicato será a discussão para a realização do concurso público. “A Prefeitura tem um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC assinado com o Ministério Público em que ela necessita cumprir a chamada do concurso público, portanto não há como mais fugir dessa determinação. Para se ter uma ideia,  Bambui tem mais de 600 servidores, sendo que menos de 200 são efetivos. Ou seja,  mais que o dobro de servidores, vivem na condição de contratados. Nós vamos acompanhar, vamos participar inclusive da Comissão de Elaboração e Fiscalização do Concurso Público existe essa expectativa e essa discussão a gente tem mantido com o Executivo,  ele está aberto a esse encaminhamento. A expectativa  é que o concurso aconteça até abril”, adiantou Eduardo.

Segundo Lucilândia a partir de janeiro o sindicato retorna à cidade e também nas cidades vizinhas, que fazem parte da representação do Sintram, para continuar trabalhando em favor dos servidores. “Vamos continuar acompanhando sim, exigir do prefeito, logo o concurso. Acompanhar todas as questões para que não haja nenhuma situação constrangedora aos servidores da nossa base de representação”, destacou a conselheira.

REGIONAL

A diretora regional do Sintram na cidade, Rejane  Barcelos, que é servidora no município, destacou a importância da aprovação para os servidores e população de Bambuí.  “A aprovação dos PCCS da Educação e do quadro geral dos servidores municipais pelos vereadores de Bambuí concretiza os anseios da população, que há anos aguarda  essa decisão que dará mais dignidade e segurança  para as classes trabalhadoras. O Sintram  teve uma  participação inquestionável  com os servidores e poderes  Legislativo e Executivo. Com ponderação, conhecimento, presteza e sabedoria, as negociações  foram  conduzidas de forma que com responsabilidade tais projetos foram analisados e adequados para atender quase que na totalidade de pretensões dos funcionários e dentro da legalidade e condições financeiras do município”, destacou.

Rejane frisou a importância do trabalho do sindicato para concretização dos planos, um “sonho”, muito aguardado e que agora será realidade. “Como diretora regional do Sintram afirmo a grande importância do sindicato na decisão e concretização deste sonho que finalmente se tornará realidade, não podemos mais esperar. Meu carinho e reconhecimento aos diretores, Lucilandia, Eduardo Toró e Luciana, que não mediram esforços para  que a conquista dos direitos dos servidores municipais de Bambuí”, finalizou.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram