Após aceitar cargo no governo, Regina Duarte é atacada por colegas atores

A atriz Regina Duarte vem sofrendo ataques de seus colegas atores, após aceitar a Secretaria de Cultura no governo Bolsonaro. Enquanto os colegas do tempo de TV pediram para não serem expostos nas redes sociais da recém anunciada secretária de Cultura do governo Bolsonaro, os novos colegas de trabalho não parecem ter o mesmo problema. Diversos ministros utilizaram as redes sociais nos últimos dias para demonstrarem apoio a nova secretária.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro foi um dos primeiros a se posicionar a favor da escolha de Bolsonaro de nomear a atriz para o cargo. Em janeiro ele escreveu nas redes sociais “tenho certeza que a Cultura terá ainda mais voz e vez com seu trabalho.”

“Está quase na hora, Regina Duarte! Faltam detalhes para ter você ao nosso lado no Governo do Presidente @jairbolsonaro. Que os proclamas antes do casamento corram o mais rápido possível. Tenho certeza que a Cultura terá ainda mais voz e vez com seu trabalho”, escreveu o ministro Marcelo Álvaro Antônio no twitter

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro utilizou as redes sociais para recepcionar Regina. “Bem vinda, Regina”, escreveu.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles foi breve e apenas postou uma foto sorrindo ao lado da atriz. “Com a minha colega, Secretária de Cultura, Regina Duarte”, escreveu na legenda.

RELEMBRE

No último final de semana Regina publicou nas redes sociais  uma foto com dez artistas que teriam apoiado a ida dela para a secretaria, porém, os mesmos atores expostos responderam  a postagem com duras críticas a esta exposição. Dos dez artistas que apareciam na foto, quatro se manifestaram para dizer que não apoiam a gestão Bolsonaro e pediram para ter a foto retirada da publicação.

Em um áudio vazado, a atriz Carolina Ferraz, que já contracenou com Regina Duarte, diz “não quero ser usada como alguém que está ali no teu Instagram porque dá a entender que eu apoio o governo do Bolsonaro e eu não apoio, Regina”. A atriz ainda completa “realmente eu torço para que você consiga exercer a diferença num governo que desprestigia tanto a classe artística, que persegue tanto a classe artística.”

Após as reclamações, Regina apagou a postagem polêmica e publicou outra postagem se manifestando sobre o mal entendido. Ela considerou que as críticas feitas pelos atores e atrizes mostram uma “resistência ideológica” da classe artística. “Meu desejo de pacificar, de unificar a classe artística já mostra que a resistência ideológica vai bater forte e tentar impedir que  a polarização reinante possa ser vencida. Vou, no entanto, lutando pra que a cultura do nosso país possa estar acima de ideologias e partidos”, afirmou.

JOSÉ DE ABREU

O ator José de Abreu, filiado ao PT desde 2013, foi o mais incisivo. Foram várias críticas e a última foi uma entrevista à Folha de S. Paulo. Por meio de áudios enviados à coluna de Mônica Bergamo, na Folha, ele afirma que não tem como respeitar a decisão de Regina em aceitar o convite de Bolsonaro, chegando a ser grosseiro.

“Não existe sexo [homem ou mulher]. Quem apoia miliciano, homofóbico, torturador, pra mim nem humano é. [Quem apoia o Coronel Brilhante] Ustra, Stroessner. Você sabe quem foi Stroessner! Torturador, pedófilo, estuprador de crianças, narcotraficante. Ele tinha uma rede de pessoas que pegavam crianças pobres para serem estupradas”, disse ele.

Abreu diz estar indignado com a nomeação de Regina. E que ‘fascista’ é pra ser tratado na base do cuspe. “Como é que uma pessoa dessas [referindo-se a Regina Duarte, que apoia e integrará o governo de Bolsonaro]… não, eu tô indignado. Não dá para respeitar quem apoia o Bolsonaro. Eu não tenho o menor respeito. Para mim não interessa se é homem ou mulher. Não pode. Não pode. Fascista a gente trata no cuspe. Não há como considerar o fascista um ser humano. E quem apoia fascista, fascista é.”

E também destacou que vem recebendo apoio de várias mulheres. Ele também citou a Simone Beauvoir. “E veja quantas mulher me apoiam no Twitter. Fascista não tem sexo. Simone de Beauvoir falava ‘tornar-se mulher’. Vagina não transforma uma mulher em um ser humano. Assim como o pênis não me transforma em um machista misógino”, disse ele na entrevista.

Fonte: Folha de S.Paulo