Apesar da baixa ocupação e leitos de UTI, ritmo de contágio pela covid-19 em Divinópolis volta a disparar

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou nesta quinta-feira, que há somente sete pessoas internadas em unidades de tratamento intensivo para a covid-19 em Divinópolis, o que equivale a uma ocupação de 17,07%, considerando os sistemas público e privado de saúde do município. No setor de enfermaria, a taxa é de 30,23%, com 13 leitos ocupados entre os 43 totais do município.

“É importante ressaltar que a desmobilização dos leitos do Hospital de Campanha, anexo a UPA Padre Roberto, representou diminuição significativa no número de leitos totais na cidade”, lembra a Semusa.

Em relação à UTI, o Complexo São João de Deus registrou três pacientes na área atendida pelo SUS e um na área suplementar; os Hospitais Santa Lúcia, São Judas Tadeu e Santa Mônica contam com um paciente internado em cada uma das unidades.

Na enfermaria, o Complexo de Saúde São João de Deus registrou nove pacientes internados na área atendida pelo SUS e um paciente na área suplementar; o Hospital Santa Lúcia contém dois pacientes internados; no Hospital São Judas Tadeu há um paciente internado. Já o Hospital Santa Mônica não registrou internações neste setor.

RITMO DE CONTÁGIO

Apesar do baixo número e pessoas internadas na cidade pela covid-19, um dado assustador foi a disparada do ritmo de contágio na cidade. Segundo a Semusa, nesta quinta-feira, a taxa do ritmo de contágio chegou a 4,78. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas estão transmitindo o vírus para outras 478 pessoas em Divinópolis.

A cidade registrou até agora 653 mortes pela covid-19, sendo 347 homens e 306 mulheres. Já são 106.838 casos notificados, dos quais 21.744 foram confirmados por exames laboratoriais.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD