Ainda sem justificativa oficial, provas do concurso da Emop são adiadas pela segunda vez

A Prefeitura de Divinópolis divulgou nota oficial na manhã desta quinta-feira (30) comunicando o adiamento das provas para o concurso da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop). As provas estavam marcadas para o próximo domingo, dia 2, sendo adiadas para o dia 9. A nota oficial divulgada pela Prefeitura não informa os motivos do adiamento das provas. Segundo a nota “a empresa responsável pela organização do concurso se pronunciará em breve sobre as alterações”. Esse é o segundo adiamento das provas, já que no edital os exames estavam inicialmente marcados para o dia 26 de janeiro.

A Asectta Concursos é a empresa contratada para a realização do certame. Em seu site há poucas informações sobre a empresa, não constando endereço de sua sede e nem telefone de contato. Até o início da tarde de hoje, no site da empresa não havia nenhuma informação sobre o adiamento das provas, como também não constava nenhuma justificativa para a medida.

VAGAS E SALÁRIOS

De acordo com informações preliminares ainda não oficiais, mais de sete mil pessoas se inscreveram no concurso para disputar 44 vagas, das quais seis destinadas para pessoas com deficiência (PCD). O edital do concurso foi publicado no dia 16 de outubro do ano passado com vários erros e incoerências, tendo que passar por duas retificações. Em reportagem publicada no dia 18 de outubro de 2019, o site do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) antecipou que o edital teria que passar por correções.

O lançamento do concurso público pela Emop ocorreu três meses após a Câmara Municipal aprovar o Projeto de Lei 30/2019, de autoria do Executivo, que criou mais 50 cargos de auxiliar de produção na empresa.  A proposta aprovada pelos vereadores modificou o “Anexo III, GH 07 – Cargo Auxiliar de Produção, da Lei 6.379, de 2 de maio de 2005, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários – PCS – da Emop”. Atualmente a Emop possui 400 auxiliares de produção. Com a aprovação da proposta esse número foi elevado para 450. Esses cargos foram criados para atender à demanda, já que a Emop absorveu serviços que eram prestados por empresas terceirizadas que não cumpriram as regras contratuais. Com isso, aumentou o volume de serviços, exigindo a contratação de novos servidores.

CARGOS, VAGAS E SALÁRIOS OFERECIDOS PELO CONCURSO

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram