Agentes de Combate a Endemias elegem comissão para reivindicar melhores condições de trabalho em Divinópolis

 

Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Divinópolis se reuniram na última sexta-feira, 20, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) para eleger uma comissão e juntar forças junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e lutar por melhores condições de trabalho. O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, e o advogado do Sindicato, Everaldo Ribeiro. Foram eleitos para compor a comissão os agentes de combate a endemias: Anderson Alves Morais, Jean Flavio dos Santos, Leonardo da Silva Dutra, Meire Guimarães Faria de Sousa e Sebastião Candido da Silva.

Durante o encontro foram debatidos os temas: pagamento da insalubridade e do piso nacional, e os profissionais apontaram para a diretoria do Sintram diversos problemas que enfrentam atualmente com o Executivo Municipal. A comissão eleita irá junto com a comissão dos agentes de saúde levar as demandas e tentar negociar com a atual gestão.

Além dos assuntos discutidos, o vice-presidente do Sintram reforçou o compromisso do Sindicato com a categoria, e informou que no dia 17 de maio, o Sintram oficiou a Prefeitura de Divinópolis sobre o reajuste dos pagamentos dos ACS e ACE conforme a Emenda Constitucional Nº 120 de 5 maio de 2022, que os vencimentos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias não seja inferior a dois salários mínimos.

“Com a nova regra, o pagamento dos ACE e dos ACS ficou sob responsabilidade da União. Divinópolis vai receber mais de R$ 2,5 milhões para o pagamento do piso da classe, e o Sintram já cobrou da Prefeitura as devidas adequações para que a categoria receba o reajuste de forma retroativa, como determinou a Emenda Constitucional. O Sindicato fez os devidos esclarecimentos aos agentes, e reforçou o seu compromisso com a categoria, que está reivindicando também melhores condições de trabalho, e isso e obrigação do Município, então nós vamos lutar junto à classe para que eles tenham a devida valorização”, reforça Wellington.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram

Foto: A reunião dos Agentes aconteceu no auditório do Sintram