Aumento da propagação da covid-19 coloca Divinópolis em estado de alerta

Compartilhe essa reportagem:

De acordo com nota da Diretoria de Comunicação da Prefeitura, com a avaliação semanal do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, a Macrorregião Oeste, onde Divinópolis está inserida, alcançou 19 pontos e teve que retroagir para a Onda Amarela do programa Minas Consciente, do Governo de Minas. As determinações passam a valer a partir desta terça-feira (06), com a publicação do decreto no Dário Oficial. Segundo a nota, com a nova classificação da cidade, por determinação do Governo de Minas Gerais, todas as flexibilizações da Onda Verde estão suspensas.

Segundo o Governo de Minas, a progressão aconteceu após a análise dos últimos 28 dias dos índices epidemiológicos. Assim a permissão para a reabertura de diversas atividades como cinemas, parques, salões de festa, entretenimento dos bares e retorno das aulas estão suspensas.

A Macrorregião de Divinópolis pulou na classificação de 16 para 19 pontos em uma semana. Os índices mostram que o município entrou em situação de alerta. Segundo o relatório do governo estadual, grau de risco de Divinópolis é de 14, numa escala que vai de zero a 32. Já na região, o grau de risco é atingiu a 16.

“Para entrarmos na curva descendente e voltarmos as flexibilizações dos demais setores, todos os esforços devem ser mantidos, neste momento todo cuidado é necessário”, diz a Prefeitura em nota oficial.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Atualmente, mesmo com 14 pontos, o município se encontra na denominada “Onda Amarela” do programa, ou seja, é permitindo consumir bebidas alcoólicas em estabelecimentos alimentícios.  A Prefeitura trabalha na expectativa de que “Apesar da elevação dos pontos, os índices podem abaixar desde que medidas de segurança simples sejam respeitadas, tais como o distanciamento mínimo de dois metros entre mesas e priorização na utilização da mesa pela mesma família, além da permanência de clientes sentados e a higienização constante do local, principalmente após a desocupação das mesas em bares e restaurantes”.

Clique aqui e veja os protocolos relativos a cada atividade

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação

 

 


Compartilhe essa reportagem: