Prefeito prorroga investigação sobre suposta fraude no concurso público realizado em São Sebastião do Oeste

Compartilhe essa reportagem:

Prefeito de São Sebastião do Oeste, Belarmino Leite, às voltas com denúncias de fraudes em concurso público (Foto: Assessoria)

O concurso público realizado pela Prefeitura de São Sebastião do Oeste (edital 001/2023) está sob suspeita de fraudes que supostamente facilitaram a aprovação de ocupantes de cargos comissionados ligados ao prefeito Belarmino Leite. No dia 18 de março, através de ofício, a controladora geral do município Tatiana Maria Ribeiro Gomides comunicou ao prefeito as denúncias de “supostas irregularidades relacionadas ao processo de seleção para ocupação de cargos efetivos – Edital Concurso Público nº 001/2023”.

No dia 21 de março, através da Portaria 021, o prefeito instaurou “Sindicância Investigativa, para apurar possíveis irregularidades relacionadas ao processo de seleção para ocupação de cargos efetivos no Município de São Sebastião do Oeste”. Inicialmente foi concedido um prazo de 30 dias para a conclusão da investigação.

O prazo inicial para a Comissão de Sindicância apresentar os resultados da investigação foi encerrado no dia 21 de abril. Entretanto, no dia 19 do mesmo mês, o Prefeito assinou a Portaria 25, prorrogando por mais 30 dias o prazo para apresentação do relatório final. De acordo com o prefeito, a prorrogação foi necessária para “a promoção de diligências e demais mecanismos necessários para a devida e integral apuração dos fatos, tais como requisição de documentos e oitivas dos envolvidos”.

O concurso público da Prefeitura de São Sebastião do Oeste sob suspeita de fraudes ofereceu 64 vagas em 21 cargos. De acordo com informações da banca responsável pela realização do certame, 1.474 candidatos realizaram as provas. O maior salário previsto no edital é de R$ 7.424,17, sem as vantagens, para o cargo de Procurador Jurídico, que ofereceu duas vagas. Esse é exatamente um dos cargos sob suspeita de fraude para aprovação de candidatos ligados ao prefeito.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: