Minas recebe primeiras doses da vacina contra dengue e Zema deixa Centro-Oeste fora das regiões beneficiadas

Compartilhe essa reportagem:

Minas recebe vacina contra dengue, porém poucas cidades são beneficiadas nesse primeiro lote (Foto: Agência Minas)

Minas Gerais recebeu na semana passada o primeiro lote de vacinas contra a dengue. São 78.790 doses para iniciar a imunização dos mineiros de 10 e 11 anos. Os imunizantes serão distribuídos para 22 municípios e Divinópolis e todos os municípios da base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste, inclusive os que já decretaram estado de emergência, estão fora dessa primeira remessa.

As regiões de saúde selecionadas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) atendem a três critérios, definidos pelo Ministério da Saúde, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada no último período sazonal, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Os municípios selecionados para receberem a vacina são Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d’Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas.

Segundo a SES, até o dia 22 desse mês, Minas Gerais registrou 268.903 casos prováveis de dengue. Desse total, 93.059 foram confirmados para a doença. Até o momento, há 36 óbitos confirmados por dengue no estado e 155 estão em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 29.864 casos prováveis da doença, dos quais 19.256 foram confirmados. Até o momento, cinco óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.

Fonte: SES/MG

 

 


Compartilhe essa reportagem: