Enquanto Zema faz campanha contra vacina, Organização de Saúde informa que dengue em Minas já virou epidemia

Compartilhe essa reportagem:

 

Enquanto o governo do Estado patina nas medidas de contenção da dengue e o govenrador Romeu Zema (Novo) faz campanha contra a vacinação, apoiado pelo senador Cleitinho Azevedo (Republicano) e pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), acaba de declarar que Minas Gerais já atingiu o estágio de epidemia da dengue.

Segundo a Opas, o Brasil enfrenta uma epidemia de dengue localizada em alguns estados. A análise leva em conta os números do Ministério da Saúde. Segundo a Opas, é o reflexo de uma situação que já preocupava em 2023.

A entidade afirma que, em 2023, houve um aumento nos casos de dengue a nível mundial, caracterizado por um crescimento significativo no número, escala e ocorrência simultânea de múltiplos surtos, espalhando-se por regiões anteriormente não afetadas pela dengue.

Até esta terça-feira (20) Pelas contas do Ministério da Saúde, o Brasil já contabilizava em 2024 mais de 688 mil casos prováveis da doença, com 122 mortes. Especialistas consideram epidemia quando o número de infecções passa de 300 por cada 100 mil habitantes. É caso no Distrito Federal, com 2.874 casos por 100 mil habitantes; e Minas Gerais, com 1.132. Seguem na lista Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde confirmou que o Brasil vive um momento de focos epidêmicos localizados e que desde 2023 está coordenando uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses em todo o território nacional.

O governo de Minas permanece em silêncio sobre a declaração da Opas e não se manifestou sobre a epidemia da doença no Estado. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou mais seis mortes por dengue nas últimas 24h. De acordo com o painel de monitoramento da doença, o estado contabiliza agora 26 mortes pela doença e 86.184 casos confirmados. Outros 147 óbitos e 250.164 casos estão em investigação. Os novos dados foram atualizados no painel na manhã desta quarta-feira (21 de fevereiro).

O painel do governo aponta que as últimas mortes por dengue foram registradas nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Conselheiro Lafaiete, Morro da Garça e Cataguases. A pasta não informou a idade das vítimas ou a data em que os óbitos ocorreram.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: