Servidores municipais de Divinópolis passam por treinamento para novo sistema de gestão

Compartilhe essa reportagem:

O secretário Thiago Nunes prevê que o sistema esteja funcionando com capacidade total somente em dezembro (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Servidores municipais de Divinópolis que utilizam em sua rotina de trabalho o sistema integrado de gestão estão passando por um treinamento para se adaptar ao novo software ainda em implantação na Prefeitura. Até julho desse ano, o município utilizava o Sistema Sonner que foi substituído pelo Sistema Betha e que ainda não está operando com sua capacidade máxima. Isso porque ainda está sendo feita a migração dos dados armazenados nos últimos 22 anos. De acordo com o secretário municipal de Administração, Thiago Nunes, o novo sistema deverá estar totalmente implantado até o final de dezembro, com o fim da migração.

O treinamento dos servidores já vem sendo realizado há mais de 30 dias e uma nova convocação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios. Neste módulo, que começa nesta terça-feira (7) e vai até terça-feira da semana que vem, dia 14, 115 servidores participarão do treinamento, que está sendo realizado em laboratórios da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Cada turma passa por um treinamento com duração de nove horas, realizado em um único dia.

Clique aqui e veja relação dos servidores convocados para o treinamento que começa nesta terça-feira

FILA DE ESPERA

O novo sistema de gestão integrado da Prefeitura foi um dos temas abordados em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Divinópolis no dia 18 do mês passado. A audiência foi convocada a pedido do vereador Rodyson do Zé Milton (PV) para discutir a aplicação da Lei 8.864/2021, que tornou obrigatória a publicação na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminadas por especialidade), exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos da rede pública de saúde.

O cumprimento da lei foi colocado em xeque e representantes da Prefeitura explicaram que a publicação integral da lista dependia da implantação do novo sistema de gestão, já que o anterior não tinha capacidade para comportar o documento. A equipe da Prefeitura, representada pela vice-prefeita, Janete Aparecida da Silva, e pelo secretário de saúde, Alan Rodrigo da Silva, não respondeu durante a audiência ao questionamento de quantos pacientes estão na fila de espera por um procedimento médico em Divinópolis. O vereador Rodyson do Zé Milton afirmou que são 37,5 mil. A informação do vereador não foi contestada pela Semusa.

A pesquisa na lista de espera pode ser feita via Portal Transparência. Se você está aguardando por um procedimento, clique aqui para consultar sua posição na fila de espera.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: