Servidora municipal lança amanhã, o livro “Assédio moral pela ótica do funcionário”

Compartilhe essa reportagem:

A psicóloga e servida pública municipal da Prefeitura de Divinópolis, Flávia Campos, lançará amanhã, 17, o livro de sua autoria “Assédio moral pela ótica do funcionário”. O lançamento será às 19h, na faculdade Una. Flávia, que é técnica de referência no CREAS, é servidora pública há 28 anos, tem experiência profissional na área de Psicologia Organizacional, consultoria com ênfase em Recursos Humanos, psicologia clínica e psicologia social. Segundo a psicóloga, o livro surgiu da sua atuação na área organizacional.

“A ideia do livro veio da minha atuação na área organizacional. Trata-se da minha dissertação de mestrado. Visando entender melhor as relações de trabalho e garantindo que tanto os colaboradores quanto as organizações sejam favorecidas”, conta.

A servidora destaca na obra a presença do assédio moral em muitos cenários, e a sua repetição mesmo que de forma velada. No livro, a autora aborda o fato de diversos trabalhadores serem expostos a condições humilhantes ou vexatórias, subordinados a uma rotina massacrante e permeada de relações de poder.

“Esse livro discute como isso ocorre dentro de supermercados, baseando-se no recorte de uma cidade do interior de Minas Gerais. O setor supermercadista constitui um mercado de trabalho que vem crescendo significativamente e experimentando mudanças devido à competitividade. As situações de assédio moral ocorrem no setor e são justificadas em razão da luta pela sobrevivência neste tipo de organização”, informa.

Flávia detalha ainda, que para analisar o problema proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que consistiu em ouvir dez funcionários de supermercados de Divinópolis a respeito dos sentimentos que experimentaram vivendo ou assistindo situações de assédio. Ainda de acordo com a servidora, a fala dos sujeitos ouvidos foi organizada em categorias.

“Essas falas foram submetidas à análise de conteúdo e concluiu-se que os sentimentos experimentados são de humilhação, vergonha, inutilidade, indignação. Verificou-se que, para se manterem competitivas e garantirem lugar no mercado as organizações adotam ações inadequadas e que comprometer seus resultados e, avaliando as percepções dos entrevistados, conclui-se que o assédio moral existe e pode causar danos tanto para as organizações quanto para a subjetividade dos sujeitos envolvidos”, descreve.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes reforça a importância da participação dos servidores municipais no lançamento do livro, e no aprofundamento no assunto. Marco Aurélio parabeniza a servidora pela obra, e destaca a necessidade de união dos trabalhadores.

“Nós sabemos que os trabalhadores são expostos ao assédio moral em vários ramos do mercado de trabalho, na Prefeitura de Divinópolis também, e o Sintram tem o combate a este crime como prioridade em sua atuação na defesa dos servidores. Parabenizo a Flávia pelo livro, que traz um assunto de suma importância, e convido aos colegas que a prestigiem no lançamento do livro, e se aprofundem no assunto, pois só com informação podemos combater o assédio moral”, conclui.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: