Tribunal de Contas fará auditoria em obras na cidade de Araújos

Compartilhe essa reportagem:

A reforma do Posto de Saúde da Família (PSF1) é uma das obras em andamento na cidade de Araújos (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas do  Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realizará uma auditoria em obras em andamento na cidade de Araújos. A fiscalização será feita pela Coordenadoria  de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal e ainda está na fase preliminar, que consiste na solicitação de documentos que não estejam disponíveis nos sistemas informatizados.

De acordo com o TCE, estão sendo detalhadas as ações previstas para a fase de planejamento, execução e relatório, definindo o objetivo da auditoria, metodologias aplicáveis e proposta de cronograma.

A auditoria prevista para a cidade de Araújos é considerada de rotina pelo TCE, tratando tão somente do controle da eficiência e gastos públicos. No caso específico de Araújos, o Tribunal não recebeu nenhuma denúncia de eventual irregularidade em obras e a auditoria faz parte da rotina do órgão de controle.

No caso da fiscalização de obras, o TCE informa que a auditoria é feita a partir da relação de editais publicados, contratos em andamento e concluídos e licitações previstas, mas ainda não publicadas. Entre vários itens que fazem parte da rotina desse tipo de fiscalização, os auditores avaliam projetos, orçamentos e cronograma físico-financeiro da obra.

COLABORAÇÃO TOTAL

O prefeito de Araújos, Geraldo Marra, já foi comunicado pelo TCE da realização da auditoria e de imediato tomou as primeiras medidas para o acompanhamento dos serviços realizados pelos auditores, como também para o fornecimento de todas as informações e documentos que forem exigidos durante a operação.

Para tanto, o prefeito nomeou através de portaria a servidora Ana Cláudia Silva, que ficará responsável pelo recebimento das solicitações de documentos e esclarecimentos, além de apoiar a equipe de inspeção durante toda a auditoria. Já a servidora Fernanda de Cássia Tavares foi designada para acompanhar a equipe de auditoria do TCE in loco nas obras em execução.

O prefeito  Geraldo Marra deixou claro na portaria de nomeação das duas servidoras que todas as informações solicitadas pelos auditores deverão ser fornecidas imediatamente e todos os setores da administração que forem solicitados deverão fornecer documentos e informações imediatamente.

OBRAS

Uma das obras em andamento na cidade é a reforma da antiga sede do PSF1, que já caminha para sua fase final. Segundo a Prefeitura, o PSF1 foi uma das primeiras unidades de saúde construída no município. A reforma vai permitir que todos os atendimentos de saúde, incluindo vacinação e consultas, voltem a ser realizados no local.

Segundo a Prefeitura, o prédio do PSF1 não recebia uma reforma há vários e vinha sofrendo com infiltrações e goteiras, sendo necessário suspender o atendimento no local. A obra inclui a reforma na estrutura de todo o telhado, como também recuperação nas salas de atendimento, banheiros e almoxarifado.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: