‘Censo 2022: Trabalhadores com carteira assinada representam 27% da população de Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

O comércio é um dos setores que mais abre vagas de emprego em Divinópolis (Foto: Jotha Lee/Sintram)

Os dados iniciais do Censo Demográfico 2022 divulgados essa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a população oficial de Divinópolis é de 231.091 habitantes, contrariando estimativa feita em dezembro de 2021 pelo próprio Instituto, que dava uma população de 242.505 moradores no município. O censo também apurou que 98,6% da população com idade entre seis e 14 anos estão numa sala de aula, o que representa 24.532 matrículas. O censo revelou que Divinópolis possui 106.893 domicílios. A densidade demográfica do município é alta, com 326,35 habitantes por quilômetro quadrado.

De acordo com o IBGE, 65.991 divinopolitanos trabalham com carteira assinada, o que representa 27,4% da população. O salário médio dos trabalhadores formais na cidade é de dois mínimos, o que coloca Divinópolis na 7ª posição estadual de melhor média salarial. Os setores de serviços e comércio são os que mais oferecem vagas.

O IBGE ainda não liberou todas as informações coletadas pelo Censo 2022. Realizado a cada 10 anos, o Censo estava previsto para 2020, mas teve que ser adiado por causa do corte de verbas promovido no IBGE pelo governo Bolsonaro.

A Prefeitura de Divinópolis reconhece a importância do levantamento. Em nota, O Executivo disse que “O Censo do IBGE é de grande importância para os municípios pois reúnem informações sobre as características dos domicílios, identificação étnico-racial, municipalidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. (…) É a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. A partir dele são planejadas políticas públicas, obras e demais serviços para a população”.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: