Servidores municipais de Divinópolis passam por treinamento de segurança no trabalho

Compartilhe essa reportagem:

O treinamento simulou diversas situações de perigo, como por exemplo, combate a incêndio (Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD)

Terminou nesta segunda-feira (17) o treinamento em Segurança do Trabalho para servidores municipais de Divinópolis. Com duração de sete dias, o treinamento foi ministrado por engenheiros e técnicos do trabalho do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst). Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad),

De acordo com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, o enfoque do treinamento seguiu as exigências contidas em portarias do Ministério do Trabalho. Durante o esse período, o servidores receberam treinamento e orientação relacionados à segurança em instalações e serviços em eletricidade e trabalho em altura. Os trabalhadores receberam orientações sobre visaram conscientizar os riscos, além de informações sobre os procedimentos adequados a serem executados durante a prestação de serviços.

A engenheira de Segurança do Trabalho, Rinara Duarte, destacou que o treinamento faz parte de um plano para capacitação dos servidores conforme a legislação de saúde em segurança do trabalhador

O treinamento de segurança em instalações e serviços em eletricidade foi direcionado aos servidores que ocupam o cargo de eletricista, além de colaboradores que executam atividades com proximidade à energia elétrica, como a equipe de poda de árvores e sinalização vertical.

Os servidores também foram treinados para lidar com atividades em alturas

Participaram dos treinamentos, servidores das secretarias municipais de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), Agronegócios (Semag), Saúde (Semusa), Educação (Semed), Administração (Semad) e Assistência Social (Semas).

Para o técnico de segurança do Trabalho, Anderson Mileib, o treinamento foi de suma importância para os servidores que realizam as atividades, sendo eficiente não somente na parte teórica, mas também na parte prática. “É a primeira vez que um treinamento para estas normas é disponibilizado pela Prefeitura, sendo um grande avanço e comprometimento com a segurança do trabalhador. Com o curso, os servidores ficam capacitados para realizarem as atividades de forma segura, mitigando os riscos e diminuindo as chances de acidentes tanto para os colaboradores quanto para a população nas proximidades das áreas trabalhadas. Vale lembrar que para a realização das atividades de forma segura é necessário investimento em Equipamentos de Proteção Individual adequados para as atividades e a fiscalização de seu uso contínuo durante os procedimentos”, destacou.

Inara Tavares, enfermeira do Trabalho e coordenadora do Cresst afirmou que, “além do cumprimento da legislação, esses treinamentos são fundamentais para que o servidor se sinta mais valorizado, passando a ser protagonista em seu processo de trabalho. Treinamentos dessa natureza promovem o empoderamento para execução das práticas de trabalho contribuindo para segurança e otimização dos processos. O Cresst vislumbra que esses investimentos sejam realizados de forma contínua, pois são necessários à promoção de saúde do trabalhador”, finalizou.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: