Divinópolis registra quase 400 novos casos de dengue em um único dia

Compartilhe essa reportagem:

A média diária de atendimento no ambulatório da dengue já passa de 50 pessoas (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

O avanço da dengue em Divinópolis já deixa o município próximo a uma das epidemias da doença mais graves dos últimos anos. Em um único dia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou a notificação de 399 novos casos, elevando o número de notificações de 1.126 registrado na quarta-feira para 1.525 nesta quinta-feira (16), aumento de 35,43% em 24 horas.

O número de casos confirmados também apresentou uma evolução gigantesca em 14 horas, com 176 confirmações de quarta para quinta-feira. Em 24 horas, o número de casos confirmados subiu de 638 para 714, aumento de 27,58%.

AMBULATÓRIO

Em nota, a Semusa chamou a atenção para a importância do ambulatório exclusivo de dengue instalado na Policlínica. Em uma semana de funcionamento, a unidade já atendeu mais de 500 pacientes com sintomas de dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, somente nos três primeiros dias de funcionamento, o ambulatório atendeu a 165 pacientes.

De acordo com a Semusa, a estrutura do ambulatório ifoi adaptada para atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue e funciona uma equipe composta por um médico, dois enfermeiros e três técnicos em enfermagem que fazem o atendimento médio de 50 a 60 pessoas por dia.

A Semusa explica que cada paciente é classificado de acordo com o Manuel Técnico de Manejo Clínico da Dengue do Ministério da Saúde. Pacientes na classificação de risco azul ou verde recebem atendimento no local. Após seis dias, os pacientes devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para realizar exames que possam comprovar ou não o diagnóstico de dengue.

Já os pacientes com quadro avançado que são enquadrados nas classificações laranja ou vermelha, são imediatamente direcionados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto, localizada no bairro Ponte Funda.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: