Pela primeira vez Divinópolis terá um Senador da República e uma mulher representará a cidade na Assembleia Legislativa

Compartilhe essa reportagem:

 

Na próxima quarta-feira (1º/02) os candidatos eleitos para cargos de legisladores assumirão suas cadeiras no Congresso Federal e nas assembleias legislativas estaduais. Para Divinópolis, dois fatos inéditos marcam a posse. A cidade terá o primeiro senador da República e a primeira divinopolitana assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.

O fato ainda se torna  mais relevante, pois ambos são políticos de carreira curta. No caso do senador eleito, Cleiton Azevedo (PSC), sua carreira foi meteórica. Em 2016, com 3.023 votos, foi eleito vereador. Antes do fim do mandato, em 2018, elegeu-se deputado estadual pelo PPS. No ano passado, também antes do fim do mandato como deputado estadual, elegeu-se senador da República, agora no PSC e aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Cleitinho (PSC) foi eleito com 41,98% dos votos válidos, num total de 4.268.193 votos. Apoiador de Jair Bolsonaro, Cleitinho venceu outros oito candidatos ao Senado no estado de Minas.

Cleiton Gontijo de Azevedo tem 40 anos e é natural de Divinópolis (MG). Empresário e músico, tem o ensino médio completo. Ele foi eleito em 2016 para seu primeiro mandato como vereador em sua cidade natal. Em 2018, elegeu-se deputado estadual pelo PPS. Passou pelo Cidadania e agora conquista uma vaga no Senado pelo Partido Social Cristão. O primeiro suplente de Cleitinho é Alex Diniz (PSC). O segundo é Wander de Sousa (PSC).

LOHANNA FRANÇA

A exemplo do senador, Lohanna França também desponta com uma carreira meteórica. Em 2020, foi eleita vereadora com 5.462 votos, a maior votação para o cargo já obtida em Divinópolis. No ano passado, foi eleita deputada estadual, com 67.178, dos quais 20.045 obtidos em Divinópolis.

Lohanna França completa 28 anos de idade nesta terça-feira, 31 de janeiro. É professora e acaba de concluir o curso de Bioquímica na Universidade Federal de São João Del Rei, campus Divinópolis.

EDUARDO AZEVEDO

Irmão do senador Cleitinho Azevedo e do prefeito de Divinópolis, Gleidson  Azevedo, outro representante da cidade na Assembleia Legislativa que toma posse na quarta-feira é Eduardo Azevedo. Discípulo de Jair Bolsonaro, foi eleito pelo PSC com 92.624 votos, dos quais 43.868 obtidos em Divinópolis. Sua carreira política também é meteórica. Em 2020 foi eleito vereador com 4.249 votos e, dois anos depois, conquista uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Eduardo Azevedo é comerciante e engenheiro civil, completa 44 anos no dia 3 de maio.

DOMINGOS SÁVIO

Na esfera federal, Divinópolis terá a continuidade de Domingos Sávio. Nas eleições do ano passado deixou o PSDB, partido que o elegeu prefeito de Divinópolis, deputado estadual e posteriormente deputado federal por dois mandatos, Sávio deixou o partido, filiou-se ao PL e aliou-se a Jair Bolsonaro. Foi eleito com 90.236, dos quais 16.272 conquistados em Divinópolis. Essa é a menor votação obtida por Domingos Sávio desde que assumiu uma cadeira no  Congresso Nacional.

POSSE DOS DEPUTADOS FEDERAIS

Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse no próximo dia 1º em sessão marcada para as 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Veja o roteiro completo do dia:

Veja os deputados federais eleitos por todos os Estados

 

  • 10h – posse
  • 13h – fim do prazo para a formação de blocos parlamentares
  • 14h – reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa
  • 15h30 – fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica
  • 16h30 – início da sessão destinada à eleição da Mesa

POSSE DOS DEPUTADOS ESTADUAIS

Os deputados estaduais escolhidos pelo povo mineiro nas últimas eleições serão empossados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nestas quarta-feira (1º/02). A solenidade de posse será realizada no Plenário, a partir das 14h, e será acompanhada por autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

A ALMG conta com 77 deputados, porém, excepcionalmente, a deputada eleita Chiara Biondini (PP) não poderá tomar posse juntamente com os demais 76 parlamentares, uma vez que ela ainda não terá 21 anos de idade nessa data. Eleita a deputada estadual mais jovem da história de Minas Gerais, ela poderá ser empossada depois do dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.

Conheça os 77 deputados estaduais eleitos em MG

O Senado é composto de 81 parlamentares. Cada estado e o Distrito Federal têm três representantes na Casa. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e, na seguinte, 54 parlamentares (dois terços).

Neste ano, a renovação é de um terço das cadeiras. Dos 27 senadores que tomam posse, cinco já exercem mandato na Casa e foram reeleitos em outubro: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).

Outros quatro eleitos foram nomeados ministros de Estado em 1º de janeiro e devem se afastar temporariamente das funções no Poder Executivo para assumir formalmente os mandatos no Legislativo. São eles:

  • Camilo Santana (PT-CE), da Educação;
  • Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública;
  • Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e
  • Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: