Baixa adesão à vacinação contra covid-19 e para reduzir desperdício obrigam Divinópolis a reduzir idade para a quarta dose

Compartilhe essa reportagem:

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) anunciou que a partir da próxima segunda-feira (30) a idade para oferecer o segundo reforço da vacinação contra a covid-19 (quarta dose) será reduzida de 40 para 30 anos. Segundo a Semusa, a decisão deve-se à baixa adesão por parte do público-alvo defendido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Covid-19 (PNO) e principalmente como forma de conter os desperdícios de doses que são distribuídas em frascos multidoses. “Dessa forma, o público de 30 anos com desejo da segunda dose de reforço será considerado, e as doses serão otimizadas sem desperdícios volumosos”, disse em nota a Semusa.

Para receber o segundo reforço (quarta dose), o usuário deve ter o esquema primário completo (D1 e D2), ter tomado a terceira dose e observar o intervalo mínimo de quatro meses.

MAIS DE 187 MIL CASOS

No boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (25), a Semusa informou que já foram notificados 187.727 casos de covid-19 em Divinópolis, dos quais 45.834 já foram confirmados por exames laboratoriais. A cidade já registrou 756 óbitos em decorrência do coronavirus desde o início da pandemia, sendo 402 homens e 354 mulheres.

Embora tenha ocorrido um aumento no número de casos a partir de novembro do ano passado, a situação nos hospitais da cidade é tranquila. Segundo a Semusa, apenas sete pacientes diagnosticados com covid-19 estão internados em enfermarias nos hospitais da cidade. Não há internações nas unidades de tratamento intensivo.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: