Presidente Lula inicia pela Argentina primeira viagem internacional de governo

Compartilhe essa reportagem:

Ao lado da primeira dama, Janja, o presidente Lula participou de solenidade nesta segunda-feira na Praça San Martin, em Buenos Aires (Foto: PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou neste domingo (22) para Buenos Aires, na Argentina. Durante os dois dias de permanência na capital portenha, Lula terá encontro com o presidente do país, Alberto Fernández, assinará acordos bilaterais e se encontrará com empresários. Também vai participar da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), colegiado do qual o Brasil voltou a integrar após ter se retirado durante o governo de Jair Bolsonaro.

Nesta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da tradicional Oferenda de Flores ao Libertador General San Martín, na Praça San Martin, sendo recebido com cantos de “olê, Lula”. Na parte da tarde, o presidente brasileiro, que viajou acompanhado da primeira dama Janja Silva, vão para a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde se reúne com o presidente do país, Alberto Fernandez. No encontro, temas de interesse bilateral, como integração energética, comércio e investimentos, meio ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura, questões de gênero, entre outros.

Já nesta terça-feira (24), ainda em Buenos Aires, Lula participa da 7ª Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), colegiado do qual o Brasil voltou a integrar após ter se retirado durante o governo Jair Bolsonaro.

Durante o encontro, deverá ser acertada uma declaração final dos chefes de Estado sobre temas como segurança alimentar e integração energética da região. Outras 12 declarações temáticas devem abordar temas como energia nuclear, sustentabilidade dos oceanos, combate ao tráfico de drogas e armas, entre outros. A Celac reúne os 33 países da América-Latina e do Caribe.

URUGUAI

Após a visita a Buenos Aires, Lula viaja para Montevidéu, capital uruguaia, também em visita oficial. A agenda do presidente no país platino ainda não foi confirmada, mas, além de encontros bilaterais, planeja-se um novo encontro com o líder de esquerda e ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica.

Fonte: Agência Brasil

 

 


Compartilhe essa reportagem: